Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

O que são e porque temos pesadelos

Carolina Paiva, Edição

Todas as pessoas, ao dormir, podem passar pela experiência de ter um pesadelo. Um pesadelo é um sonho que apresenta uma situação apavorante, traumática ou na qual a pessoa que está dormindo se vê sem saída. É comum que uma pessoa transpire, sinta o coração acelerado e fique com medo mesmo ao acordar, enquanto tenta entender se aquele pesadelo foi real.

Em geral, os pesadelos podem ser formados a partir de imagens armazenadas no inconsciente de uma pessoa, que derivam de filmes que ela viu, de histórias que ela leu ou de situações que ela viveu. Uma pessoa que assiste “A Hora do Pesadelo” ou “Slender Man – Pesadelo Sem Rosto”, por exemplo, justamente antes de dormir pode ter uma noite muito difícil.

Isso acontece porque temos pesadelo com figuras, pessoas ou seres que muitas vezes não existem, mas que nos causam muito pavor. Em alguns casos, esse é um mecanismo do corpo humano para que uma pessoa saia de uma posição ruim para respirar, por exemplo. Alguém que está dormindo com o rosto virado para o travesseiro pode ser acordado por um pesadelo no qual estava lhe faltando ar.

Ainda que os pesadelos possam funcionar como um sistema de alerta no corpo, é preciso prestar atenção na frequência de cada evento. Pesadelos que se repetem ou que recriam situações traumáticas podem indicar algum tipo de transtorno psicológico ou algum problema de saúde física.

Depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, Parkinson, apneia do sono e hipoglicemia noturna são doenças que podem causar pesadelos frequentes. Nesse caso, o ideal é que a pessoa que está passando por essa experiência procure auxílio médico para tratar essas doenças e então se livrar dos pesadelos.

Se o seu caso é o do pesadelo decorrente de algum filme, de alguma notícia ou de alguma situação, não há motivo para se preocupar. Ter um pesadelo uma vez ou outra só irá te fornecer um material para tentar analisar o que seu inconsciente está tentando te dizer. A seguir, você vai encontrar os significados dos pesadelos mais comuns que uma pessoa pode ter:

1) Pesadelo envolvendo uma catástrofe natural
Se você sonhou que alguma tragédia estava acontecendo no mundo e que ninguém poderia controlá-la, a mensagem que o seu inconsciente está te transmitindo diz respeito à sua ansiedade. Talvez você esteja com medo do futuro ou de situações que, assim como uma catástrofe natural, é impossível controlar.

2) Pesadelo com uma pessoa falecida
Se uma pessoa que já faleceu apareceu no seu sonho, isso pode representar o seu desejo de reencontrar essa pessoa. O pesadelo acontece porque a morte é um período de luto que envolve muita dor, então o cérebro interpreta que a perda dessa pessoa deve ser entendida pelo corpo como algo ruim, fazendo você acordar.

3) Pesadelo com a ausência em um compromisso
Sonhar que você faltou àquele evento que era impossível adiar não significa que você vai faltar na vida real. É um sinal de que você está se sentindo ansiosa(o) sobre isso e de que o seu corpo não quer que você compareça, por causa desse sentimento de medo e de tensão. Lembre-se: é só um pesadelo!

4) Pesadelo com a nudez
Uma pessoa que sonha que está pelada em público pode indicar a repressão da própria sexualidade ou a necessidade de falar mais com os amigos e com os familiares sobre questões íntimas. É um pesadelo comum entre jovens, então deve ser observado se acontecer com frequência.

5) Pesadelo que envolve uma queda
Acordar assustado(a) por sentir que estava caindo de um lugar muito alto é uma situação comum em pesadelos. A interpretação para esse sonho está na necessidade de relaxar e de assumir menos responsabilidades. O estresse e a pressão criam essa imagem na qual você deve se libertar, a fim de se sentir melhor.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente