Magia aplicada
O sono, o poder dos sonhos e o nosso amanhã
Publicado
em
O sono é o momento de descanso do corpo e da mente necessário para poupar energia e recarregar as energias vitais dos seres vivos. A energia vital é a que originou e mantém vivo o ser humano, mantendo-o em contato com tudo o que o cerca. A energia vital é um conjunto formado pela energia magnética universal, a energia solar, a energia telúrica e a energia espiritual. São essas energias que originam e sustentam a vida. Todavia, para manter a chama de vida acesa é preciso descanso. No Universo todos os corpos necessitam de repouso em algum momento do seu movimento ou atividade. Durante o sono a vontade hiberna, tornando-se inativa; com as energias renovadas as atividades do desejo têm maior chance de obter êxito. Mas, atenção! Alguma coisa acontece no sono e são transmitidas e gravadas nos sonhos, incluindo soluções de problemas e receitas para uma vida melhor e mais feliz.
Para a maioria das pessoas as atividades diárias permanecem no sono, cochilos e sonhos. Preocupações, medos, receios, temores geram tensões trazidas para o sono e sonhos. Por isso, as orações são recomendadas, ou o não-pensar, para que a mente fique livre e receptiva aos desejos, vontade e realizações.
A abordagem esotérica do sono e dos sonhos sugere que eles são uma ferramenta poderosa para obter informações além do tempo e espaço, podendo contribuir na previsão de eventos futuros. A prática de interpretar sonhos a partir de estudos, experiências e intuição ajuda a compreender a conexão com o Universo, ampliando a compreensão de si mesmo e do mundo ao redor.
Na tradição esotérica, acredita-se que os sonhos podem atuar como mensagens do subconsciente ou até mesmo como canais de comunicação com planos superiores ou entidades espirituais. Essa perspectiva sugere que, ao interpretar os sonhos, podemos obter “insights” sobre eventos futuros ou situações que ainda não se manifestaram na realidade consciente. Eles servem de alerta, apontando a porta de entrada ou a rota de fuga, conforme o caso. Por isso, as informações e símbolos transmitidos nos sonhos devem ser interpretados com cuidado.
A análise esotérica dos sonhos envolve arquétipos e energias que aparecem durante o sono. Por exemplo, sonhos com água simbolizam emoções ou mudanças, ao passo que sonhar com fogo é indicação de profunda transformação da consciência. Sonhos com animais podem representar instintos ou mensagens específicas. No Brasil, é comum sonhar com determinado animal e fazer uma fezinha no jogo do bicho. Via-de-regra é premiação garantida. Mas não serve qualquer bicho da Arca de Noé. Estão no jogo 24 animais (Avestruz, Águia, Burro, Borboleta, Cachorro, Cabra, Carneiro, Camelo, Cobra, Coelho, Cavalo, Elefante, Galo, Gato, Jacaré, Leão, Macaco, Porco, Pavão, Peru, Touro, Tigre, Urso, Veado e Vaca) e cada um deles corresponde a quatro números da sorte, ou de azar.
As viagens astrais ocorrem durante o sono, quando o corpo etéreo abandona o corpo físico para dar uma voltinha e ver o que está acontecendo por aí. Durante a excursão o espírito colhe informações que pairam no ar, transmitidas pelo subconsciente coletivo, e entrega para a mente consciente. Ao captar a mensagem, a mente consciente, ao despertar, pode programar a materialização do sonho. Assim, o sonho se torna realidade. É o fenômeno da co-criação.
A Magia ensina que devemos manter um diário de sonhos na cabeceira da cama, fazendo anotações ao acordar para praticar a interpretação simbólica dos sonhos. O procedimento e a prática de registro dos sonhos torna possível desenvolver uma intuição mais aguçada e prever acontecimentos importantes. Tal prática é comum em diversas tradições esotéricas, como a cabala, o xamanismo e o espiritismo, onde os sonhos são considerados uma ferramenta de orientação e autoconhecimento.
Quanto aos presságios, são inúmeros os relatos de pessoas, cujos sonhos apontaram pistas valiosas sobre o que estava por vir, especialmente quando interpretados com uso da intuição e conhecimento simbólico. No campo da psicologia, referências clássicas incluem obras como “A Interpretação dos Sonhos” de Sigmund Freud, que procura elucidar e abrir caminho para entender os sonhos como manifestações do inconsciente. No âmbito da psicanálise esotérica, Carl Gustav Jung, no livro “O Homem e Seus Símbolos”, aprofundou os estudos sobre o simbolismo dos sonhos e seu potencial de previsão, destacando a importância do arquétipo e do inconsciente coletivo.
Fato é que os sonhos são responsáveis pela edição de grandes obras da literatura, poesia, pinturas magníficas, esculturas colossais, peças teatrais e a consumação de amores proibidos.
…………….
Hussein Sabra el-Awar é Membro do Colégio dos Magos e Sacerdotisas – @colegiodosmagosesacerdotisas
…………….
Os estudiosos das Ciências Ocultas que querem aperfeiçoar os seus conhecimentos herméticos o Colégio dos Magos e Sacerdotisas dará início em agosto, aos cursos online de “Magia: fundamentos e práticas”, ministrado pelo alquimista Marco Mammoli e “Tarot, o Oráculo das Predições: Passado, Presente e Futuro”, ministrado pelo tarólogo e quirólogo Giovanni Seabra. As matrículas estão abertas e os interessados podem entrar em contato direto com o Colégio dos Magos e Sacerdotisas através da Bio, Direct e o Whatsapp: 81 997302139.
