João Pessoa
ODEIO ZOOLÓGICOS
Publicado
em
Na semana passada, em João Pessoa, um rapaz, de 19 anos, com possíveis problemas mentais, adentrou o recinto dos leões. Esse jovem fora abandonado pela família, não por maldade, mas porque a mãe e a vó terem sérios problemas mentais.
Ele fora acolhido pelo Conselho Tutelar dos 10 aos 18 anos. Chega aos 18, a pessoa tem de se virar pra sobreviver, pois o governo não tem mais, digamos, nada a ver com maiores de idade, que se virem. Não adianta nada minha revolta, pois isso não irá mudar.
Um rapaz de 19 anos, começando a viver, na sua cabecinha, ele queria cuidar de leões, pois sempre expressava este desejo para a conselheira tutelar.
Até agora, você deve estar pensando: mas o que tem a ver com o título? Explico: desde criança, nunca gostei de zoológicos, lugar que criança ama. Eu nunca gostei.
Me lembro bem da primeira vez que fui, com seis anos de idade, ao zoológico, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro. Meu pai, coitado, achando que eu ia gostar, mas odiei ver os bichos presos e nós humanos em volta, olhando, rindo, falando que este ou aquele animal era feio, outros bonitos, mas não me agradei. Achei muita maldade prender os bichos e muitos que nem eram naturais daqui, confinados ali.
Comida não falta, eles não precisam caçar pra sobreviver. Mas o animal precisa só de comer? Onde fica a felicidade dos bichos?
Será que um animal preso em uma jaula, ou um lugar, mesmo que seja maior, mas muito menor que o espaço que ele ocuparia na natureza, é feliz? Realmente é uma prisão e nada fizeram de errado, para terem tal punição.
Conheço apenas o zoológico da Quinta da Boa Vista e o de Brasília, mais nenhum. Nos meus roteiros de viagens, os zoológicos ficam totalmente de fora. Tenho muita pena e não sei se é autossugestão, mas sinto os animais tristes, o olhar muito triste.
A gente deveria pensar se fosse ao contrário, se os animais prendessem seres humanos em jaulas e ficassem visitando-os, fazendo graça, rindo, olhando, apontando. Será que iríamos gostar?
Pior ainda quando trazem animais de outros habitats, isso é pior, muito pior. Já pensou um urso-polar aqui no Brasil? Será que ele ficaria feliz longe da natureza?
Não vejo nenhuma vantagem em manter zoológicos. Nenhuma.
Voltando ao acidente com o rapaz em João Pessoa, a leoa o atacou, e ele não resistiu. Cogitaram em sacrificar a leoa, ainda bem que demoveram da ideia. Eu tenho muita pena do rapaz que perdeu a vida, mas faltou alguma coisa ali.
Faltou segurança, pois o rapaz conseguiu entrar no recinto, faltou tratamento pra ele, porque, se ele era doente mental, tinha de ter tratamento. Não jogo a culpa no rapaz, mas muito menos na leoa. Ela estava lá, cercada, ela não saiu, o moço que teve acesso, o que não deveria de ter tido também. Deveria ser mais seguro para pessoas que não têm capacidade de pensar que, se entrar em um lugar destinado a leões, o perigo de ataque é certo.
Na minha humilde opinião, deveria ter uma lei que proibisse, de uma vez por todas, cativeiro de animais selvagens. Aproveitando a deixa, me responda: pra que, prender borboletas? Se bonito são elas voando livremente.