Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Veículos

Olá, caminhoneiro! Sua máquina está pronta para atender a um chamado?



Todo super-herói que não consegue voar, tem seu super-veículo para poder rodar, imagina o que seria do Batman sem o Batmóvel? Pior ainda, e se o Batmóvel estivesse desalinhado? Sem balancear? Sem uma revisão de segurança? O Batman não salvaria Gotham City e provavelmente ele morreria, causando a tristeza de milhares de fãs dos quadrinhos.

Então você super-herói do asfalto, conhecido como caminhoneiro, está com os cuidados do seu supercaminhão em dia? Nós sabemos que a sua missão não é salvar o mundo de bandidos maldosos ou pegar um raio laser para impedir a destruição dos planetas, mas sim você tem uma das mais importantes missões: levar a comida para mesa de milhares de brasileiros, o petróleo que abastece as cidades, transportar materiais para desenvolvimento do País

Para pegar a estrada diariamente, existem alguns cuidados de extrema importância, que se não forem respeitados, comprometem a segurança da população, do seu superveículo e de você herói. Portanto aqui vão algumas dicas antes de sair em sua missão do dia:

– O alinhamento da direção é um item importante; conectado à segurança, ele deve ser revisado periodicamente ou caso veja alguma anomalia como sentir que seu caminhão está “puxando” para algum lado, caso perceba descamação do pneu, entre outros fatores.

O técnico de frotas Edvan Claudio da Silva avisa que há três modelos de execução do serviço de alinhamento, para atender todos os modelos: coluna ? este serviço é efetuado com o conjunto roda e pneu retirado do veículo. É o mais recomendado e pode ser realizado em qualquer conjunto de roda e pneu do veículo. Local – é efetuado com o conjunto roda e pneu instalado no próprio veículo. Nos veículos pesados pode ser realizado somente nas rodas dianteiras. Automático com microesfera – o balanceamento automático é facilmente aplicado a pneus com ou sem câmara. Cada medida de pneu possui uma embalagem apropriada, com a quantidade correta de esferas. Se o ponto pesado do conjunto rodante se alterar, o equilíbrio será automaticamente corrigido.

– Já o balanceamento é uma técnica de equilíbrio do conjunto roda e pneu, por meio da aplicação de contrapesos fixados na roda. Este é fundamental para evitar trepidação no veículo e essencial para a conservação dos pneus para aquelas missões mais difíceis e distantes, já que impacta diretamente o seu desgaste.

Atenção especial: “é muito comum alguns confundirem a vibração de balanceamento com problemas no sistema de freios, fique atento caso as vibrações ocorram somente quando o pedal do freio é acionado, o sistema de freios deve ser verificado.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente