Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Gestos simples

Olá! Que tal abrir um sorriso e se encher de felicidade?

Publicado

Foto/Imagem:
Erickson Rosa - Foto Reprodução

A grande maioria de nós está acelerada, presos em nossas tarefas diárias, as quais não conseguimos apreciar. Ficamos tão envolvidos com o que temos que resolver, que não paramos um minuto para desfrutar do momento presente e perceber que a felicidade habita no momento em que vivemos, nas coisas que fazemos para beneficiar as outras pessoas.

Neste texto, quero ensinar algumas técnicas que aprendi para poder vivenciar a felicidade no momento presente e poder apreciar a felicidade na simplicidade da vida.

Trabalho
De maneira geral, o trabalho tende a ser uma grande fonte de estresse. Nem sempre estamos dispostos ou, então, muitos problemas podem acontecer em nosso ambiente de trabalho. Sei bem disso, pois tenho mais de 25 anos de experiência trabalhando em empresas.

Contudo, podemos, ao acordar, pensar em como desejaríamos que nosso dia fosse. Respirar fundo, apreciar o momento do despertar. Olhar à nossa volta e sentir o ar e todas as coisas que nos permitem ter uma existência.

Podemos pensar no que faremos para que esse seja um dia agradável e como lidaremos com nossos colegas e amigos no trabalho.

Prestamos, então, atenção ao nosso café da manhã. De preferência, tente acordar cedo para poder apreciar um bom café da manhã com calma e tranquilidade. Ao tomar o café da manhã, tente manter sua mente focada em sua refeição. Tome-a com calma e tranquilidade, prestando atenção enquanto se alimenta. Evite deixar sua mente vagar para preocupações. Haverá um momento em que terá de lidar com as coisas de seu trabalho, mas não é agora.

Ao se deslocar para o trabalho, fique atento ao seu trajeto. Não se distraia com problemas ou pensamentos que levam você para fora do seu deslocamento. Fique atento em seu caminho. Se está dirigindo, preste atenção na estrada e veja, também, que cada carro que se desloca com você é uma pessoa que tem seus sonhos, pensamentos, problemas e que também almeja a felicidade.

Ao chegar ao seu trabalho, veja seus colegas e perceba que eles também têm seus sonhos, desejos, sofrimentos e problemas. Por mais que existam diferenças, sempre há a possibilidade de aprendermos novas visões.

Podemos resolver diferenças se aprendermos a entender como o outro pensa.

Ao iniciar suas atividades, esteja presente. Tenha foco no que vai fazer e busque manter sua mente no momento presente. Você também pode pensar em quantas pessoas irá beneficiar com seu trabalho. Experimente pensar em quantas pessoas consegue beneficiar ao desempenhar suas funções; no quanto suas tarefas facilitam a vida delas e o quanto sua vida é importante para você, sua empresa e sua família.

Família
Ao chegarmos em casa, podemos estar cansado de um dia exaustivo em nosso trabalho. Porém, podemos olhar para nossa família e ver o quanto eles querem nossa atenção. Experimente desligar um pouco das telas e se conectar com o momento presente. Ao fazermos uma refeição com nossa família, que estejamos presentes com eles. Experimente criar um horário para que jantem juntos e possam conversar e falar sobre suas coisas.

Tente mais ouvir do que falar. É mais fácil falarmos sobre nossas questões, mas poucos são aqueles que ouvem atentamente. Escute atentamente as pessoas quando vierem falar com você. Pessoas são mais importantes do que qualquer tarefa.

Se estamos em casa, devemos dar prioridade para as pessoas que estão conosco, deixando nosso trabalho para depois, para o momento do trabalho. Separamos nossos pensamentos, deixando nossa mente onde nosso corpo está. Ficamos assim com a mente no momento presente. Estamos presente para as pessoas.

Relacionamento íntimo
Quando estamos com a pessoa que amamos, devemos estar presente com ela. Olhar de maneira atenta para a pessoa e ouvir o que ela quer nos contar. Estarmos atentos e presente aumenta nosso nível de felicidade, pois nos sentimos úteis e presentes. Vivemos o momento verdadeiramente.

De maneira geral, estamos sempre vivendo momentos em nossa mente. Tentando resolver problemas futuros, desconectados com o momento onde nossos corpos estão.

Mas se estamos presentes com a pessoa que amamos, reparamos nas mudanças sutis e podemos renovar todos os dias nosso amor e desejo por ela. Podemos nos fazer presentes em nossos desejos também, pois se ouvimos o outro, a tendência é que ele nos escute também.

Presença
Podemos ficar felizes com um grande evento em nossa vida. Um prêmio, uma promoção, uma grande viagem, a compra de um grande imóvel etc. Mas a felicidade duradoura e diária se constrói nas pequenas atitudes do dia a dia.

Porém precisamos estar atentos a nossa vida. Olhando cada aspecto dela, prestando atenção no que queremos mudar e como está hoje nossa vida. Para isso necessitamos de presença. Presença não apenas nas coisas que fazemos, mas também quando os outros requerem nossa atenção.

Ao fazermos isso, notaremos o quanto nossa felicidade irá aumentar, pois também aumentará nossa conexão com a vida.

Publicidade
Publicidade