Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Eleições na OAB

Onda Laranja invade o DF e dá Délio na cabeça

Publicado

Foto/Imagem:
Pontes de Miranda Neto II - Foto/Divulgação

A cor laranja está cobrindo Brasília como a estrela branca encravada na bandeira vermelha do PT nas primeira e segunda eleições de Lula ao Palácio do Planalto.  Sinal que confirma pesquisas de opinião entre advogados de Brasília, indicando que Délio Lins e Silva é o grande favorito para mais um mandato à frente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal.

No primeiro levantamento feito após os registros das chapas, a cargo do Instituto DataVox, a chapa Avança Mais OAB, encabeçada por Délio, apresenta o candidato à reeleição com 36,8% das intenções de voto. As eleições na entidade serão realizadas no próximo dia 21. E desta feita – e pela primeira vez -, online.

Atrás de Délio nessa mesma pesquisa, aparece Thais Riedel, com 21,4% – ou seja, uma diferença de 15 pontos percentuais. Na sequência Evandro Pertence, em terceiro, com 5,3%, seguindo-se Renata Amaral, com 1,7%. Na rabeira surge o nome de Guilherme Campelo, com 1%. Os indecisos e os que não responderam somam 31,6%.

Realizado entre os dias 26 e 27 de outubro, isto é, a menos de um mês do pleito, o levantamento indica que votos em branco, nulos e nenhum dos candidatos, somam juntos, 2,2%. Os dados coletados foram registrados na Comissão Eleitoral da OAB-DF.

Uma prova da lisura de Délio nessas eleições foi a iniciativa de licenciar-se espontaneamente do cargo durante o período eleitoral. A decisão foi tomada no dia 28 de setembro. “Agi assim par evitar eventuais imputações descabidas e garantir, a mais não poder, a indispensável lisura ao processo eleitoral, bem como a igualdade de oportunidades no pleito e a higidez das eleições”, afirmou o advogado. Desde então, a vice, Cristiane Damasceno, passou a responder pela presidência da Seccional.

O período para inscrição das chapas foi aberto no dia 29 de setembro, por meio de edital de convocação das eleições. O prazo para regularização das situações financeiras junto à Ordem para que os advogados possam ficar aptos a participar do pleito, que se encerraria no dia 22 de outubro, foi prorrogado até o dia 8 de novembro. As eleições serão realizadas no período contínuo das 10h às 18h, por meio da plataforma online www.eleicoesoabdf.org.br.

Publicidade
Publicidade