Curta nossa página


Refugiados

Organizações resgatam 450 imigrantes na costa da Líbia

Publicado

Autor/Imagem:
Pedro Nascimento, Edição

O navio “Aquarius” fretado pela SOS Mediterranée se dirige nesta segunda-feira a “um porto seguro” com 450 imigrantes que foram resgatados durante o fim de semana na costa da Líbia, indicou esta organização humanitária.

Os resgatados são de 26 países, a maioria da África, mas também da Síria e da Palestina, e entre eles há 78 mulheres (seis grávidas) e 101 menores de idade, sendo que 60 estão desacompanhados, explicou SOS Mediterranée em comunicado. As equipes de Médicos sem Fronteiras (MSF) que vão a bordo da embarcação tiveram que atender a maioria das pessoas. O caso mais delicado era o de uma grávida prestes a dar à luz.

O “Aquarius”, que vai na direção norte, recuperou no sábado 115 pessoas que viajavam em um bote inflável depois de um alerta do Centro de Coordenação de Resgate Marítimo de Roma (RMCC). Depois recebeu outras 335 que tinham sido resgatadas por um navio mercante no domingo de manhã perto da uma plataforma de petróleo.

“Os relatos ouvidos no barco evidenciam a extrema gravidade da situação na Líbia para os imigrantes e refugiados que perante a falta de alternativa segura arriscam as suas vidas no mar para escapar do que chamam de inferno”, afirmou o presidente de SOS Mediterranée, Francis Vallat.

Diante dessa situação, Vallat considerou que “a urgência absoluta é salvar do mar os que continuam fugindo e acompanhá-los a um lugar seguro onde serão protegidos, e seus direitos fundamentais serão respeitados”.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.