Curta nossa página


Quimioterapia

Ouvir música preferida alivia tratamento médico

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

Tirar algum tempo para ouvir a música que você gosta pode não apenas ter um efeito positivo no seu humor, mas também no seu tratamento, sugere um novo estudo conduzido por pesquisadores da Michigan State University. A pesquisa envolveu 12 pacientes que estavam em tratamento quimioterápico. Os pacientes concordaram em ouvir sua música favorita por 30 minutos enquanto tomavam medicamentos para combater as náuseas causadas pela terapia invasiva.
Os pacientes repetiram a “intervenção musical” toda vez que sentiram náusea durante um período de cinco dias após o término da quimioterapia. De acordo com um comunicado de imprensa da MSU, os pacientes exibiram uma diminuição tanto na gravidade de suas náuseas quanto em quanto sofrimento sentiram devido a essas náuseas. “A
intervenções para ouvir música são como medicamentos vendidos sem receita”, disse Jason Kiernan, professor assistente da Faculdade de Enfermagem da MSU. “Um médico pode prescrevê-los, mas você também pode obtê-los na farmácia.”
Jason Kiernan, professor assistente da Faculdade de Enfermagem da universidade, alertou, no entanto, que é um tanto difícil determinar se esse desenvolvimento foi causado pela música ou se foi graças à liberação gradual do medicamento.
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.