Curta nossa página


Vida que segue

Oxalá! E que os ventos tragam bons presságios

Publicado

Autor/Imagem:


Tatiane Silva de Paula

Mês novo, vida nova. De preferência com a ajuda de todos os santos. É assim que deve ver o mês que se inicia. O que vem pela frente é coisa boa, mas nada impede que fiquemos de olhos bem abertos.

Presentes em diferentes culturas os santos e orixás recebem nomes diferentes dependendo da religião ao que são associados. Presentes muitas vezes no candomblé e na umbanda com o mesmo nome, os santos recebem uma denominação diferente quando relacionados a religião católica, mas muito historicamente tratam-se da mesma divindade.

Esta ligação pode ser explicada com mais precisão se baseada na história do nosso país. Com forte ligação no período colonial, a história e denominação de nossas divindades tem grande e forte influência neste tempo histórico.

Muitos dos misticismos e divindades presentes na nossa cultura foram trazidos por hábitos e crenças africanas. Para que se tornassem mais próximos e presentes a realidade e cultura portuguesa, muitos nomes e imagens sofreram mudanças e passaram por adaptações.

Existem sim diferenças, sejam elas relacionadas a virtudes e associações denominadas a cada santo ou orixá, mas muitos podem ser vistos como muito semelhantes nestas duas culturas.

Conheça alguns santos e orixás que estão presentes tanto na religião católica como nos rituais relacionados às crenças da umbanda e do candomblé.

Iemanjá e Nossa Senhora
Considerada a deusa dos rios, mares e oceanos a divindade tem forte influência nas duas culturas e é vista como mãe maior em ambas as crenças.

Iansã e Santa Bárbara
Deusa dos ventos, raios e tempestades, as orações associadas a esta divindade sempre tem forte relação à proteção neste momentos de dificuldade e temores relacionados a fortes chuvas.

Xangô e São João
Deus da justiça e tido como uma divindade bastante poderosa. Responsável pelo batizado de Jesus, tem forte influência em situações relacionadas a conversões religiosas.

Ogum e São Jorge
Cheio de garra está sempre associado a atitudes de força e vitória. Considerado vencedor de grandes guerras e batalhas é capaz de auxiliar na abertura de caminhos.

Oxalá e Jesus
Criador da humanidade, a divindade é considerada o modelo do primeiro ser humano. Tido como pai, filho e espírito santo é o mais forte e significativo em qualquer que seja a crença ou cultura.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.