Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Medo do frio

Países dos Bálcãs baixam crista e pedem petróleo e gás à Rússia

Publicado

Foto/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução

Os líderes de três países balcânicos pediram ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan para discutir a questão das entregas de energia com o presidente russo Vladimir Putin na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, para evitar contingências no inverno, disse o ministro turco da Agricultura e Florestas, Vahit Kirisci.

“Visitamos a Bósnia e Herzegovina, Sérvia e Croácia. Uma proposta feita pelos presidentes e primeiros-ministros desses três países sugeriu que conversemos com Putin  o líder do Azerbaijão Ilham Aliyev na cúpula da SCO e peçamos que não reduzam a entrega de petróleo e gás no período de inverno”, disse Kirisci ao portal de notícias turco Haberler.

Erdogan realizará uma reunião com Putin à margem da cúpula da SCO na cidade uzbeque de Samarcanda de 15 a 16 de setembro.

O líder turco supostamente planeja enfatizar a intenção de Ancara de fazer mais esforços para acabar com as hostilidades na Ucrânia e alcançar um cessar-fogo sustentável por meio de iniciativas de mediação. As partes também vão discutir o funcionamento do ” corredor de grãos ” porque quase todos os grãos exportados da Ucrânia foram enviados para estados membros da UE, com apena dois navios de 87 chegando a países necessitados, segundo Putin.

Além disso, espera-se que a agenda das negociações inclua uma operação militar antiterrorista turca na Síria anunciada por Erdogan no final de junho.

Publicidade
Publicidade