Curta nossa página


Mau exemplo americano

Palavra de ordem é igualdade; racismo já era

Publicado

Autor/Imagem:
Sérgio Mansilha

As desigualdades sistêmicas criaram inúmeras disparidades entre os grupos raciais em grande parte de nosso planeta, desde os resultados da saúde, os resultados da educação, as taxas de endividamento das faculdades e a violência policial. Em um país genuinamente livre, nem o código postal nem a cor da pele determinariam o resultado da vida de uma criança.

O que sabemos é que a discriminação racial pode ocorrer por causa de preconceito, hostilidade ou sentimentos negativos mantidos por alguém sobre uma pessoa ou grupo racializado.

Infelizmente, as pessoas ainda são tratadas de maneira desigual, como a recusa de um emprego, simplesmente por causa de um viés manifesto em relação a elas com base na raça e em motivos relacionados.

Assim, o racismo pode assumir muitas formas e afeta milhares de pessoas. Existe o óbvio racismo cotidiano, em que as pessoas são chamadas de nomes, abusadas e perseguidas. Depois, há o tipo de racismo que é mais sutil, esse é o tipo de racismo que dificulta as pessoas conseguirem emprego ou moradia por causa de sua cor ou nacionalidade.

Notório é observar que todas as formas de racismo envolvem fazer suposições e generalizações ou estereótipos sobre pessoas de cores diferentes. Esses estereótipos costumam ver outras pessoas como inferiores e são usados para justificar a exclusão de pessoas de oportunidades, recursos e poder.

E o que falar do assédio racial, existe abuso racialmente motivado, que pode ser verbal ou físico, e pode incluir ataques à propriedade e às pessoas. O abuso racial e o comportamento ameaçador podem acontecer em muitos lugares diferentes, incluindo trabalho, escola, dentro ou perto de sua casa, em transporte público ou na rua. Isso pode acontecer por um longo período de tempo e pode tornar a vida uma miséria para as vítimas.

Embora comentários sobre raça possam às vezes ser feitos, isso não é necessário para descobrir que sutil discriminação racial ocorreu. A discriminação racial precisa ser apenas uma das razões do tratamento recebido.

Enfim, o fracasso coletivo de uma organização em fornecer um serviço adequado e profissional às pessoas devido à sua cor, cultura ou origem étnica; pode ser visto ou detectado em processos, atitudes e comportamentos que são discriminados por preconceitos, ignorância, falta de consideração e estereótipos racistas que prejudicam as minorias étnicas.

No mundo atual, as autoridades, alguns políticos e seções da mídia promoverão ideias racistas para justificar seus pontos de vista sobre questões específicas. Isso pode incluir desemprego, falta de moradia e crime.

O triste e lamentável episódio que aconteceu em Minneapolis (EUA) deverá mudar a maneira como a polícia tem que lidar com incidentes em que o racismo pode ser um fator. Devemos perseguir a ideia de criar uma nação na qual todas as pessoas sejam tratadas igualmente. É isso que devemos fazer.

Pense isso.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.