Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Incríveis pratos deliciosos

Pancetta e bacon, iguarias especiais da gastronomia

Publicado

Foto/Imagem:
Malu Oliveira, Edição/Via Empório Comunicação - Foto Divulgação

Um ingrediente muito utilizado nas receitas e na culinária brasileira, o bacon, é muitas vezes confundido com a pancetta. Ambas as carnes têm origem suína, porém o sabor, processo de cura e temperos, são diferentes.

A pancetta, originária da Itália, é uma parte da barriga do suíno seca, curada com sal, pimenta e muitas especiarias, como ervas finas, cravo, vinho branco, alho e noz moscada e não é defumada. Depois desse processo, ela fica maturando por alguns meses, para poder ser consumida. É uma carne mais leve, suculenta e mais saborosa, sendo muito utilizada como prato principal ou como acompanhamento.

O bacon, de origem inglesa, é uma carne de porco entremeada de gordura macia e, depois de salgada, é curada e defumada. Em algumas receitas, o bacon pode apresentar mais gordura que a pancetta, dependendo da forma que ele é preparado e assim como a outra iguaria, se preparado em chama aberta, pode ter seu sabor ainda mais intensificado.

Ambos os ingredientes têm suas peculiaridades e são apreciados pelos amantes de carne suína. E, para quem deseja experimentar a pancetta, uma sugestão é o Abbraccio, rede de restaurantes inspirada no lifestyle italiano pertencente ao grupo Bloomin’ Brands, possui em seu cardápio alguns pratos que contém o item como um de seus principais ingredientes. Além disso, a marca lançou nas últimas semanas dois pratos que contém a iguaria, que chegaram para ser mais duas opções para os fãs de pancetta. Ambos são preparados de forma equilibrada, com muita qualidade, realçando o sabor deste delicioso ingrediente, e estão disponíveis tanto nos restaurantes quanto no delivery.

Um deles é o Papperdelle di Pollo, feito com massa ao molho Alfredo, acompanhado de pancetta salteada, pedaços de frango grelhado e pasta de pimentões tostados. O outro é o Linguine alla Matriciana, preparado com massa ao molho pomodoro e sugo rosa, com pancetta salteada temperada com pimenta do reino e finalizada com manjericão e azeite de oliva.

Já para os que preferem pratos com bacon, o Outback Steakhouse, restaurante com temática australiana também pertencente ao grupo Bloomin’ Brands, oferece alguns pratos preparados com a carne, como a Royal Cheese Ris, uma versão da Ribs desossada, recheada com mix de queijos, empanada de um jeito crocante e finalizada com queijo gratinado, molho cheese ranch e bacon, além do Alice Springs Chicken, um suculento peito de frango grelhado, temperado com molho honey mustard e coberto de bacon, champignons e queijos gratinados. Outra opção são as Chook’n dillas, deliciosas quesadilhas recheadas com tiras de frango temperadas, cobertas com bacon, champignons e queijo.

O grupo ainda conta com o Aussie Grill, que chegou no final de 2020 no Brasil e trouxe como carro-chefe a proteína do frango. Em seu menu, que trabalha o conceito Sweet and Spicy, temos três opções de sanduíches de frango, um deles é o Jammin’ Chicken Sandwich, servido no pão brioche, essa opção é feita com peito de frango grelhado e suculento, alface, tomate, maionese defumada, queijo tipo cheddar e finalizado com o molho bacon jam, uma deliciosa combinação rústica de cebola caramelizada com bacon. Além disso, o molho bacon jam também pode ser pedido separadamente, para dar ainda mais sabor às entradinhas que rede de fast-casual oferece.

“Quando desenvolvemos produtos para nossas marcas, buscamos sempre ingredientes frescos, saborosos e de muita qualidade. Nossos fãs merecem sempre as melhores experiências e, por isso sempre inovamos em nosso cardápio, para que todos possam degustar uma comida preparada com um toque especial”, finaliza Marisa Palhares, gerente de Marketing da Bloomin’ Brands, grupo detentor das marcas Abbraccio e Outback Steakhouse no Brasil.

Publicidade
Publicidade