Curta nossa página


Mais de 1.000 km

Para ver filha se formando, pai vai de Brasília à Paraíba a cavalo

Publicado

Autor/Imagem:
Pedro Nascimento

Aos 17 anos Beatriz saiu da Brasília para estudar na Paraíba e seu pai, Josemar, fez uma promessa: Ele sairia de Brasília, percorreria milhares de quilômetros cavalgando e agradecendo a Deus pela formatura da filha em Medicina Veterinária.

Josemar de Oliveira saiu de Brasília no dia 17 de março e chegou quase um mês depois, 15 de abril, ao distrito de São Gonçalo, no município de Sousa, Sertão paraibano. “Eu não tenho nem palavras. Foi o maior ato de amor que já recebi”, conta Beatriz Fernandes, filha de Josemar.

Foto: Arquivo Pessoal

Mas Josemar não fez essa viagem sozinho, a esposa dele, a dona de casa Lucimar Dantas, 51 anos, seguiu com ele. Além deles, um casal de amigos: o produtor rural Cícero Duarte, 41 anos, e a dona de casa Maria das Graças, 36 anos.

O casal é de Poço de José de Moura, também no Sertão da Paraíba, e conheceu os pais de Beatriz durante o planejamento da viagem, que durou cerca de dois anos.

“Uma emoção muito forte, pegamos muitas chuvas no caminho, fizemos amizades com as pessoas que nos receberam nas fazendas. Primeiramente gostaria de agradecer a Deus”, declara Cícero.

Para essa aventura, Josemar montou uma estrutura de cuidados tanto para ele quanto para os animais que o acompanham nessa missão. Além disso, ele fez um orçamento de cerca de R$ 15 mil para completar a promessa.

O grupo chegou na tarde do domingo e cerca de 25 cavaleiros do Alto Sertão da Paraíba foram recepcionar Josemar e o amigo Cícero Duarte. A intenção de todos era fazer a última parte da viagem cavalgando pela Zona Rural, mas as chuvas prejudicaram as estradas nas comunidades que faziam parte do trajeto. O fim da viagem então foi feito pela BR-230.

“Prova de amor para a família, para a minha filha, pelo animal, prova de amor a todos os vaqueiros nordestinos”, ressalta Josemar. Josemar é natural de Coremas, na Paraíba, mas ainda criança se mudou para São Gonçalo, onde morava a esposa, e há 29 anos foram morar em Brasília.

Foto: Arquivo Pessoal

Todos os anos ele visita o lugar onde passou boa parte da infância e da adolescência. Cavalgando, é a primeira vez que fez a viagem, o que a tornou ainda mais especial.

“Eu sempre tive vontade de fazer uma viagem longa a cavalo. Gosto muito de cavalgar. E quando Beatriz foi para Sousa fazer medicina veterinária eu achei que ela não ia aguentar, ia voltar para casa. Aí fiz a promessa e agora estou cumprindo”, explicou o supervisor de obras.

No roteiro da viagem, que partiu de Brasília, estava a passagem pelos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará, até chegar à Paraíba.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.