Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Paraíba, a história positiva de um Estado por quem entende

Publicado

Foto/Imagem:


Historicamente, a Paraíba vem sendo retratada como um estado extremamente pobre, locus de um povo miserável e ignóbil, conforme salienta José Américo de Almeida no best seler “A Paraíba e seus problemas”.  As raízes históricas da Paraíba remontam aos índios potiguaras, que se referiam ao rio Parahyba como rio mau, perigoso, tenebroso, expressivo curso d’água que emprestou o seu nome ao Estado da Paraíba e, por longo tempo, à sua capital.

Àqueles que enxergam somente o lado amargo da Paraíba, o livro Paraíba, escrito pelo Geógrafo Giovanni Seabra, da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, apresenta uma agenda positiva para o estado, apontando as virtudes embutidas da terra e do homem paraibanos, potencialmente promissoras para otimização das riquezas que jazem adormecidas e esquecidas.

A obra contém 352 páginas, com dezenas de mapas, tabelas e imagens acompanhadas de textos explicativos, que apresentam os resultados de 15 anos de pesquisa e outros três para elaboração do texto final.

Os temas são variados, versando, sobretudo, sobre a história e formação do estado paraibano no contexto geográfico, os jogos do poder, geoecologia da paisagem, cenários econômicos, meio ambiente, desenvolvimento, cultura e turismo. É uma obra de referência destinada ao ensino e às famílias paraibanas e aqueles que despertam o interesse em conhecer a Paraíba no corpo e na alma, síntese do pensamento e contribuição voluntária de todos que acompanharam a evolução da Paraíba nas suas origens, na vida cotidiana e nos tempos atuais.

Professor Associado da UFPB, vinculado ao Departamento de Geociências, Giovanni Seabra é Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo-USP, Pós-Doutor em Geologia Sedimentar e Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco –UFPE, com mestrado em Geografia também na UFPE.  Atualmente está desenvolvendo uma nova pesquisa, em nível pós-doutoral, na Universidade Central do Chile, com o projeto “Análise comparativa da gestão socioambiental em  unidades de conservação no Brasil e Chile”.

É autor de diversos artigos científicos e vários livros, entre os quais Geografia: fundamentos e perspectivas; Pesquisa Científica: o método em questão; Ecos do Turismo: o turismo ecológico em áreas protegidas; Educação Ambiental; Terra: questões ambientais globais e soluções locais; Turismo de Base Local e Turismo Sertanejo.

Serviço:

O lançamento será realizado dia 22/04 – terça-feira – às 17h – no Auditório Celso de Paiva Leite – Reitoria da UFPB, na Rua Bancário José Galdino da Costa – Cidade Universitária – João Pessoa, PB. O livro estará à venda no local.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade