Samambaia
Parque Três Meninas é renovado para receber mais visitantes
Publicado
em
O Parque Ecológico Três Meninas, localizado na QR 611 em Samambaia Norte, recebe cuidados estruturais para ampliar a funcionalidade e o conforto dos frequentadores. Entre as ações executadas pelo Brasília Ambiental em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) na última semana, estão a pintura das edificações, limpeza das áreas verdes e reparos em equipamentos. A ação ocorre por meio do Programa Reviva Parques.
O parque receberá, ainda, pintura e manutenção da quadra poliesportiva e quadras de areia; revigoração da pista de skate; retirada de lixo e entulhos na unidade; manutenção das calçadas; fresagem de pavimento ao longo de toda ciclovia/coopervia; sinalização horizontal e vertical da ciclovia/coopervia; poda e roçagem; manutenção do banheiro público e também serão feitos grafites em diversas edificações para evitar pichações.
Ao todo, o Governo do Distrito Federal (GDF) destinou R$120 mil aos reparos, e serão investidos recursos de compensação ambiental e orçamento ordinário do órgão. Atualmente, equipes estão trocando o telhado das três casinhas, que já receberam novas pinturas e reparos e são icônicas para o parque. As estruturas são parte da história que deu origem ao nome do lugar: as três meninas que eram filhas do proprietário do espaço à época.
Atualmente, cerca de 12 trabalhadores atuam diariamente nos serviços. Segundo o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, a iniciativa busca tornar o espaço mais atrativo para toda a população, sendo um ponto de encontro com a natureza e valorizando a convivência e o sentimento de pertencimento da comunidade. “O mais importante é colocá-lo em um nível que todo mundo queira vir, não só os moradores de Samambaia. As unidades de conservação não têm dono, o parque é de Brasília, do Brasil e de todo mundo. E estamos fazendo esse trabalho em todos os parques do DF”, afirmou.
O gestor ressaltou também a importância da população conservar o equipamento público: “A gente pede para a população nos ajudar a preservar, é preciso conscientização para que não façam pichações nas edificações, não depredem e não deixem nada de lixo no parque. Neste momento estamos trazendo adaptabilidade e funcionalidade para que as pessoas possam utilizar o parque e para que ele fique bonito, assim quem ama nossos parques ecológicos pode vir e curtir o meio-ambiente”.
Contato com a natureza
Com 73 hectares de área total, sendo 12 destinados à vivência, o Parque Três Meninas recebe, em média, 300 pessoas por dia durante a semana. Aos finais de semana e feriados, o número ultrapassa 900 visitantes.
Frequentadores destacam a importância das renovações e apontam a necessidade de maior divulgação do local para que mais pessoas possam frequentá-lo. A servidora pública Eliane Ferreira Dias, 51, costuma visitar o parque com a filha. “Acho um lugar bem tranquilo, é uma área grande. O povo de Samambaia merece um bom espaço como esse, vejo muitas famílias que frequentam e nos sentimos mais seguros quando tem mais gente. O que eu mais gosto é esse cheirinho bom de mato e o contato com a natureza, é um lugar bom que atende bem à população”, observou.
O segurança particular Nilson Souza de Aquino, 55, reforçou a importância das obras para um maior aproveitamento do equipamento público: “Eu moro aqui há 33 anos e conheci esse parque há pouco tempo. É muito bom para dar uma saída, já caminhei, corri e joguei futebol nessas quadras. Essas renovações vão ser muito importantes para os moradores”.
Além de preservar as áreas tombadas do espaço, o Brasília Ambiental planeja uma segunda etapa de intervenção, voltada para a reforma estrutural do parque. O projeto prevê novas edificações e atividades voltadas ao lazer, esporte, cultura, entretenimento e educação ambiental, incluindo plantio de árvores e um trabalho de restauração na casa principal.