Curta nossa página


Rapinagem tucana

Paula Belmonte vê Izalci como zero e decide brigar pelo Buriti

Publicado

Autor/Imagem:
Pretta Abreu, Edição - Foto Gustavo Sales

A deputada federal Paula Belmonte, presidente regional do Cidadania, partiu para o confronto com o PSDB depois que a federação que uniu seu partido aos tucanos anulou uma decisão local, impondo o nome do senador Izalci Lucas como candidato oficial das duas legendas ao Palácio do Buriti. A decisão da parlamentar foi anunciada pouco depois das 21 horas desta terça, 26. Horas antes, no final da tarde, foi revelado que o candidato seria o senador.

No entendimento de Paula Belmonte, houve descumprimento do estatuto da federação PSDB-Cidadania. Ela promete fazer valer o acordo inicial, que previa autonomia no diretório do Distrito Federal. A equipe jurídica do Cidadania em Brasília só aguarda a publicação da ata da reunião em que a direção nacional optou por intervir indevidamente na chapa majoritária na capital da República.

O Cidadania Mulher divulgou uma carta aberta denunciando a violência política contra a deputada Paula Belmonte. O documento, endereçado ao presidente nacional da federação PSDB-Cidadania, Bruno Araújo, critica a forma como a direção nacional está conduzindo as negociações em torno das chapas majoritárias no Distrito Federal. Paula Belmonte reuniu alianças e demonstrou viabilidade política superior ao senador que se apresenta como pré-candidato ao governo há quatro anos, mas sequer conseguiu apoio de outras legendas.

Paula articulou uma frente com os partidos Cidadania, União Brasil, PSC, Podemos, Novo e PRTB. O grupo também apresentou a pré-candidatura do senador Antônio Reguffe (União Brasil) e a decisão final sobre quem seria o candidato ao governo dependeria da viabilidade eleitoral. A deputada poderia ser a candidata a vice ou ao Senado.

O Cidadania Mulher observa que Izalci Lucas se apresenta como candidato ao Palácio do Buriti desde que foi eleito em 2018. Mesmo assim, não conseguiu reunir o apoio de nenhum partido, muito menos dos eleitores. A máxima pontuação que ele atingiu oscilou entre 3 e 4 por cento.. Em algumas pesquisas de intenção de voto, Paula Belmonte chega a aparecer à frente do tucano.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.