Curta nossa página


Rindo do 1 bilhão

Paulo Octávio tem dia de feira e pausa como pai

Publicado

Autor/Imagem:
Pretta Abreu - Foto Divulgação

Candidato a governador pelo PSD, Paulo Octávio não levou a sério – como de resto outras pessoas sérias – a notícia de que teria negociado com Ibaneis Rocha (MDB) a retirada de sua candidatura ao Palácio do Buriti em ‘troca’ de ter assegurada a construção de um novo bairro habitacional no Distrito Federal, no valor estimado em 1 bilhão de reais. Ao contrario do que se tem espalhado, o ex-senador segue firme em sua campanha em busca de voto para garantir um futuro sólido e decente para o brasiliense.

Ao lado do candidato a vice Luiz Felipe Belmonte, ele passou grande parte do fim de semana ouvindo demandas populares. Fez caminhadas em feiras e áreas comerciais, recebendo manifestações de apoio por onde passava. Na hora do almoço no domingo, 14, uma pausa. Até porque, como pai, ele também tinha o direito de comemorar a data com a família.

Nessas caminhadas, o candidato passou pela Feira dos Goianos, onde foi recebido pelo fundador Arcanjo Lopes e pelo atual presidente, Wilson Rodrigues. “A Feira dos Goianos do Gama é a única feira do DF com lei própria. Ela começou em 1981 pelos goianinhos e hoje reúne cerca de 400 feirantes mesmo depois da pandemia”, contou Arcanjo.

O principal pedido de comunidade e feirantes é por calçamento. A demanda foi considerada justa por Paulo Octávio. “Um espaço como este, voltado ao povo e que tem mais de 40 anos de funcionamento, merece ter suas reivindicações atendidas”, disse.

“A Feira dos Goianos é uma das mais tradicionais do DF. Aqui você encontra de tudo, mesmo sem estrutura. Imagina se olhassem pra cá com mais zelo…”, afirmou a consumidora Francisca da Silva. “A falta de banheiros dignos e um piso entristece a todo nós”, acrescentou.

Já Maria da Ajuda, comerciante no local com sua barraca de milho, foi taxativa: “a cobertura daqui é necessária. Quando chegar a chuva, vamos ficar na lama”, disse. Quem também demonstra indignação é o também feirante Juscelino Crispim. “É muito descaso com as regiões administrativas. Eu sequer conheço o atual administrador do Gama. A Feira dos Goianos precisa de mais apoio do governo”, cobrou.

Para André Kubitschek, candidato a deputado federal pelo PSD e que acompanhou o pai nas visitas, os feirantes precisam de mais visibilidade para divulgar seus produtos. “Além disso, é preciso dotar as feiras de instalações adequadas para receber o público”, avalia. “As feiras são um lugar de trabalho, compras, lazer e confraternização. Aqui no DF temos 38 feiras e três shoppings populares, que geram emprego e renda e fortalecem o empreendedorismo. Os feirantes têm muitas reivindicações e vou trabalhar por todas elas”, avaliou.

Na Feira Permanente do Gama, Paulo Octávio ouviu outros tiposde pedidos, como a regularização dos espaços e a reabertura dos boxes fechados. “Pedidos justos e que terão meu apoio. Vou trabalhar para que estes espaços sejam reformados e que o comércio popular ganhe força e vigor”, concluiu.

Dia os Pais – Mas, como ninguém é de ferro, Paulo Octávio deu uma breve pausa de duas horas na campanha para receber o carinho e a amizade dos filhos no, Dia dos Pais. Cumprindo uma tradição de todas as famílias brasileiras, ao lado da esposa Anna Christina Kubitschek, ele reuniu os filhos André Kubitschek, Felipe Octávio e Paulo Palmer para o almoço em família, realizado no Kioske 14 Irmãos, no Guará.

Uma bem temperada galinhada feita no fogão a lenha alimentou a todos. Os filhos se dividiam entre brincadeiras e elogios ao pai. “Ele é meu maior parceiro, pois está comigo para o que der e vier desde pequenininho”, disse André Kubitschek, candidato a deputado federal pelo PSD, que também caminhou com ele pelas quadras do Guará. Já Paulo Palmer, o mais velho, parabenizou o pai e agradeceu “pela força e pela saúde” dele.

O cardápio do almoço foi escolhido pelo próprio PO e preparado por um nome conhecido da gastronomia popular de Brasília. João Pescocinho é dono do Kioske 14 Irmãos, que antes levava seu nome. Este ano, ele será candidato a deputado distrital, como fez em 2018. E vem ajudando outros comerciantes desde o último pleito. “É um lutador, que dá vida digna à sua família e preocupa-se com os seus colegas. Agradeço a dedicação do João Pescocinho em preparar uma refeição tão especial para todos nós, especialmente em um dia tão importante”, concluiu PO.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.