Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Peixe, bom negócio que rende bons lucros

Bartô Granja, Edição

Para levar ao produtor de peixes alternativas tecnológicas que o leve a produzir mais, e com menos recursos financeiros, a Emater-DF, em parceria com a Secretaria de Agricultura, promove o dia de campo de Sistemas de Aeração.

Será na manhã desta sexta-feira (6), no Centro de Tecnologia em Piscicultura da Granja do Ipê, localizado no Park Way. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

O dia de campo apresentará estratégias para o uso da aeração (oxigenação da água) e vai também mostrar três sistemas que podem ser adotados, de acordo com a necessidade e o perfil de cada produção.

“Sistemas de aeração possibilitam maior oxigenação da água. Com isso, a gente consegue produzir mais peixes com menos água”, explica o extensionista rural e médico-veterinário da Emater-DF Adalmyr Borges.

O extensionista rural explica que todos os sistemas que serão apresentados utilizam energia elétrica, mas potencializam o retorno financeiro.

Assim, o produtor deverá ponderar qual das inovações se adaptará ao seu objetivo de produzir com menos água, porém com menos custos também.

“Serão destacados três tipos: a aeração mecânica com pás e chafariz, com bicos injetores e aeração por ar difuso”, afirma o coordenador. Ao final do encontro, os participantes poderão degustar um prato à base de tilápia.

Brasília é o terceiro maior mercado consumidor de pescado no Brasil. No entanto, a produção regional atende a menos de 15% da demanda local. A piscicultura aparece como uma nova alternativa de renda e emprego para as propriedades rurais do Distrito Federal.

Segundo Borges, a expansão da atividade deve acontecer de forma sustentável e com o aproveitamento racional dos recursos hídricos existentes. O uso de sistemas de aeração possibilitam a oxigenação e reutilização da água com um aumento considerável na produtividade na criação de peixes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente