Curta nossa página


Serra de Petrópolis

Penca de banana ouro vendida a preço de real

Publicado

Autor/Imagem:
Eduardo Martínez - Foto Reprodução das Redes Sociais

A Variant 72 vermelha ganhava terreno pela serra de Petrópolis levando aquele jovem casal para mais uma visita aos parentes, que moravam em Nogueira. Durante o trajeto, a mulher cismou em comprar banana ouro em uma das barracas espalhadas pela estrada.

O homem, sem sair do carro, perguntou para o vendedor quanto era um cacho de bananas, com três pencas, pendurado bem em frente à banquinha. O vendedor pensou, pensou e respondeu:

– Cinco reais!

– Cinco reais? Puxa, tá caro!

O vendedor encolheu os ombros, como se tentasse se desculpar. Devo lembrá-lo que essa história aconteceu em julho de 1994, justamente quando a nova moeda brasileira havia sido lançada. Isso, aliás, tornava o real equivalente a um dólar estadunidense. Ou seja, era muito dinheiro na época. Por isso, o homem fez nova pergunta:

– E quanto está uma penca?

Lá estava o vendedor, que pensou, pensou, pensou e, finalmente, respondeu:

– Um real!

– Um real?

– Sim! Um real!

– Então, me vê três pencas!

O vendedor, por sua vez, pegou aquele mesmo cacho de banana com três pencas, cortou-o em três pedaços e os entregou para o homem na Variant 1972 de cor vermelha. Este pegou três notas de um real e as entregou para o vendedor, que agradeceu.

Já de volta à estrada, o silêncio foi interrompido por uma pergunta do marido:

– Aconteceu isso mesmo ou estou sonhando?

O casal sorriu, enquanto o marido prometia à esposa que um dia iria escrever essa história.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.