Curta nossa página


Ah, amor...

Pesquisa indica que sexo antes de dormir pode melhorar sono

Publicado

Autor/Imagem:
Andrei Dergalin/Via Sputniknews - Foto Cesin Pitchai

A sensação de sonolência que as pessoas podem sentir depois de fazer sexo, que é essencialmente um produto da liberação de hormônios durante o orgasmo, pode ser usada como uma espécie de auxílio natural para dormir, sugere a revista InStyle. Pesquisas anteriores sugeriram que sexo e masturbação podem servir como uma “intervenção útil para insones”.

A combinação de hormônios liberados durante o orgasmo – como oxitocina, prolactina, serotonina e dopamina – leva a “uma sensação de calma e sonolência”, explica a praticante de medicina tradicional chinesa Anna Hsieh Gold.
Além disso, parece que mesmo a intimidade que não culmina em orgasmo pode ajudar a melhorar o sono, pois ajuda a aliviar o estresse acumulado durante o dia.

“O estresse é um dos maiores impedimentos para uma boa noite de sono”, diz Chris Winter, diretor médico do Centro de Medicina do Sono do Hospital Martha Jefferson. “E qualquer coisa que você faça para diminuir seus níveis de cortisol antes de dormir pode beneficiar o sono”.

No entanto, em alguns casos o orgasmo pode produzir o efeito oposto, pois a sensação de euforia produzida pela serotonina e dopamina pode levar algumas pessoas a “se sentirem despertas ou estimuladas após o sexo”, observa Gold.

Finalmente, o sexo provavelmente não deveria ser a única solução na busca por um sono melhor, com Winter observando que “isso coloca muito estresse em seu parceiro para se tornar uma espécie de pílula para dormir humana se o sexo em parceria é a única coisa que você está fazendo para melhorar seu sono.”

Portanto, ele sugere, pode ser uma boa ideia considerar outros métodos não relacionados ao sexo, como “se exercitar de manhã e ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias”, que podem levar a um “sono bem mais reparador “.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.