Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Garras macias

Pesquisadores criam robô a partir de aranhas mortas

Publicado

Foto/Imagem:
Sangeeta Yadav/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Pesquisadores da Rice University, no Texas, transformaram aranhas mortas em garras robóticas que pegam pequenos objetos, incluindo outras aranhas. Um vídeo postado no YouTube (veja abaixo) mostra pesquisadores mostrando como transformaram uma aranha morta em garras mecânicas usando pressão induzida sinteticamente.

Daniel Preston, coautor do estudo, denominou essa área da engenharia como necrobótica e revelou que eles realizaram seu teste em aranhas-lobo e descobriram que sua anatomia é perfeita para garras robóticas macias.

“Apesar de parecer que pode ter voltado à vida, temos certeza de que é inanimado e estamos usando-o neste caso estritamente como um material derivado de uma aranha que já viveu. Está nos fornecendo algo realmente útil”, disse Preston.

Faye Yap, principal autora do estudo, revelou que eles usaram o mecanismo hidráulico das aranhas no qual usam sua pressão sanguínea para mover seus membros e agarrar coisas. Quando morrem, essa pressão age contra os músculos flexores naturais que contraem os membros para dentro.

Yap também observou que as aranhas têm um sistema de válvula interna que lhes permite controlar cada membro de maneira diferente. “As aranhas não têm pares de músculos antagônicos, como bíceps e tríceps em humanos. Eles só têm músculos flexores, que permitem que suas pernas se enrolem. Quando morrem, perdem a capacidade de pressurizar ativamente seus corpos”, disse.

Veja o vídeo

Publicidade
Publicidade