Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Pielonefrite, uma infecção grave que tem cura

Ludimila Honorato

A atriz Samara Felippo contou que foi diagnosticada com pielonefrite, um tipo de infecção urinária provocada por bactérias que se alojam nos rins. A artista atribuiu o quadro a maus cuidados que tinha com ela mesma e alertou os seguidores do Instagram a tomarem mais precaução com a saúde. “Uma das principais causas é a falta de beber água. Não bebo porque tenho preguiça de fazer xixi, porque meu estômago fica cheio. Bebam muita água. Isso não é besteira”, disse ela.

O nefrologista Mario Ernesto Rodrigues explica que existem dois tipos de infecção urinária: a baixa, que provoca cistite quando as bactérias ficam na bexiga, e a alta, chamada de pielonefrite. A primeira é muito comum e fácil de tratar, mas a segunda é uma complicação que, na maioria dos casos, exige internação para fazer o tratamento.

Samara disse que ficou três dias internada e publicou um story na rede social em que aparece recebendo medicamento pela veia. Agora, ela segue com as medidas de cautela em casa: tomando antibiótico e muita água.

As mulheres são mais propensas a terem infecção urinária porque a uretra está mais próxima do períneo e região anal, que é de onde vem a maioria das bactérias que causam a inflamação. Esses micro-organismos entram pelo canal urinário e se instalam na bexiga ou nos rins. Por isso, cuidados com a higiene é uma das medidas que podem prevenir cistite ou pielonefrite.

“Se tiver outro fator associado, como cálculo urinário, pedra no rim, ou se tiver provocando obstrução [do canal urinário], é mais fácil ter infecção complicada”, alerta o nefrologista, que é membro do Comitê de Diálise Peritoneal da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Pessoas com doenças que baixam a imunidade também são mais suscetíveis a ter infecções urinárias. Nos homens, apenas com o passar do tempo é que eles ficam mais vulneráveis devido ao aumento da próstata e obstrução do canal urinário.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente