Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Pilates, exercício preferido pelas mulheres, tem muitos mitos e muitas verdades



Há muito mito e muita verdade sobre o Pilates, hoje, reconhecidamente, uma das modalidades de academias mais adoradas pelas mulheres. Mas, afinal, quais são os benefícios do exercício?

Quem explica é Denise Barbeta, Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates da Academia Leven, em São Paulo. Nesta entrevista, compartilhada com a Vogue,ela revela os 10 maiores mitos e verdades sobre a mania fitness. Vja a seguir.

1. Pilates emagrece
MITO. “O pilates é ideal para quem busca tonificar os músculos, aumentar a flexibilidade e corrigir o alinhamento postural. Dessa maneira ele previne dores, melhora a resistência, aumenta a força e, quando está associado com uma dieta equilibrada e atividade aeróbica, também ajuda a emagrecer. Porém, quando realizado de forma isolada, o aumento do metabolismo durante a aula e aumento do metabolismo basal não são suficientes para perda de gordura, sendo necessária a prática de atividades com alto gasto calórico.”

2. Pilates é indicado para mulheres grávidas
VERDADE. “A prática do pilates durante a gestação é muito importante, pois trabalha a postura que está alterada com a mudança do centro de gravidade, alivia e previne dores comuns durante o período, tais como cãibras, dores lombares e na região escapular (devido ao aumento das mamas) e prepara o corpo para o parto com o fortalecimento do períneo. Além disso, ajuda no controle do peso e até mesmo na autoestima da gestante, que devido a todas essas mudanças, muitas vezes se encontra sensível.”

3. Pilates substitui a musculação
MITO. “A escolha da prática do pilates ou da musculação depende de muitos fatores, tais como a finalidade para o qual o individuo buscou a atividade física (ganhar massa ou tônus muscular, por exemplo), se ele tem alguma lesão, como está a sua postura, entre outros. Eles trabalham como atividades complementares e não exclusivas.”

4. Pilates pode ser praticado por idosos
VERDADE. “Por ser uma atividade de baixo impacto, supervisionada e individualizada, o pilates traz grandes benefícios para esta população, como aumento da força e flexibilidade muscular, aumento da mobilidade articular, melhora do equilíbrio e da postura. Com isso é possível diminuir dores articulares e o risco de quedas, comuns nesta fase, além de melhorar a coordenação motora, consciência corporal e sua autoestima.”

5. Pilates diminui a circunferência da barriga
MITO. “Com o fortalecimento abdominal e a melhora da postura adquiridos no pilates, é possível redistribuir o volume do abdômen modelar o corpo. Entretanto, o método não tem capacidade de diminuir a gordura corporal, sendo para isso necessário a combinação com atividades aeróbicas e uma alimentação saudável.”

6. Pilates faz bem para o humor
VERDADE. “Além da melhora na autoestima do indivíduo por trabalhar algo em benefício da sua saúde, há também na prática de qualquer atividade física a liberação de endorfinas, que são neuro-hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Essas substâncias diminuem o stress e consequentemente melhoram o humor.”

7. Pilates faz bem aos órgãos internos
VERDADE. “O powerhouse (CORE) ou centro de força é o principal princípio do pilates. Segundo Joseph Pilates, é do CORE que se origina a força para os movimentos. Os músculos que o formam sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura. Quando estas estruturas são ativadas em conjunto formam um cilindro que traz estabilidade corporal, protege a coluna durante as atividades e faz pressão intra-abdominal, melhorando significamente o funcionamento dos órgãos internos.”

8. Pilates é parecido com ioga
MITO. “Segundo Joseph, para a adequada prática do método devemos ter a capacidade de controlar de forma consciente os movimentos musculares e articulares do corpo. Para isso ele trouxe filosofias orientais de relaxamento e ligação entre corpo e mente. Mas as semelhanças terminam por aí. Os exercícios criados por Pilates tiveram como base principalmente movimentos do ballet e circo, a resistência muscular não é feita apenas pelo peso corporal, mas também por molas que oferecem diferentes tensões e, além disso, a respiração, que é um dos princípios fundamentais do método, é executada de forma diferenciada.”

9. Pilates deixa as pessoas mais altas
MITO. “O que acontece na verdade é uma melhora no alinhamento e na postura corporal devido à combinação de alguns fatores. Entre eles estão o aumento da flexibilidade muscular, da mobilidade articular e do crescimento axial. Este último se refere à intenção de ganhar espaço intra-articular, principalmente da coluna, resultando em aumento do espaço entre as vértebras e melhora da mobilidade da coluna, diminuindo assim dores por compressão nos discos.”

10. Pilates melhora a postura
VERDADE. “Por trabalhar a resistência, flexibilidade muscular e mobilidade articular de forma global, o pilates reorganiza desequilíbrios existentes no corpo, devolvendo a harmonia corporal necessária para ganho da consciência corporal, consequentemente melhorando a postura.”

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente