Curta nossa página


Planalto recua e abranda lei contra a presença de mascarados em ato público

Publicado

Autor/Imagem:


Duramente criticado por defensores da liberdade de expressão e manifestação, o projeto de lei enviado a Brasília que prevê a punição de mascarados em protesto será revisado e abrandado.

Segundo noticia nesta quarta-feira o jornal O Estado de S. Paulo, a presidente Dilma Rousseff determinou que o rascunho do projeto seja difundido para consulta informal entre líderes partidários e de movimentos sociais antes de chegar à pauta do Congresso.

O projeto inicial, inspirado pela onda de protestos iniciada há um ano, previa a punição de qualquer manifestante que participasse de um protesto portando máscara ou impedindo de alguma forma sua identificação.

Revisada, a nova lei se limitaria a determinar que policiais decidam se o eventual mascarado apresenta algum tipo de perigo durante um ato público, podendo então exigir sua identificação.

Desse modo, a lei nova teria, na prática, o efeito de aumentar a punição cometida por mascarados, ao mesmo tempo em que se proporia a coibir o abuso policial.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.