Curta nossa página


Pânico em Brasília

Polícia teme ato terrorista e para bombeiro com balas

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja

A Esplanada dos Ministérios foi palco na madrugada deste domingo, 3, de uma festa popular. Estimativas não oficiais apontavam para um público e 10 mil pessoas. Até aí, nada demais. O problema é que, enquanto o evento se realizava, o 2º Sargento do Corpo de Bombeiros Fabrício Marcos de Araújo entrou no quartel da corporação em Ceilândia, e saiu dirigindo em disparada, sem autorização, um caminhão de combate a incêndios. O destino era o Congresso Nacional. Equipes da Rotam e da Patamo da Polícia Militar, comandadas pelos tenentes Marçal e Machado, saíram em perseguição à viatura.

O relato da perseguição, que se estendeu por mais de 10 quilômetros, é dramático. Um dos oficiais diz que temia um atentado terrorista. Os policiais militares, ocupando sete veículos, saíram em perseguição ao caminhão, que só foi parado após ser atingido por dezenas de disparos de armas automáticas na altura da Catedral de Brasília, a menos de um quilômetro do Congresso Nacional. O sargento foi encaminhado à 5ª Delegacia Policial, onde foi autuado por crime militar.

Fabrício Marcos de Araújo não estava embriagado. Isso foi constatado nos primeiros exames. Ao longo dos próximos dias será conhecido se o sargento estava sob efeito de drogas. Aos oficiais da PM e ao delegado que registrou a ocorrência, ele disse que não tinha intenção de atropelar as pessoas que estavam na festa. O caso passou a ser investigado pela Corregedoria do Corpo de Bombeiros. A Polícia Federal deve entrar nas investigações.

Veja a seguir o registro da ocorrência, obtida com exclusividade por Notibras; o relato da perseguição; e, por fim, o vídeo produzido pelas equipes da Rotam e Patamo.

*POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL*
*COMANDO DE MISSÕES ESPECIAIS*
⚡⚡ *ROTAM* ⚡⚡

*Tentativa de Ato Terrorista* 

*Data*: 03/12/2017
*Horário*: 01:00h
*Local*: Via Estrutural e Esplanada dos Ministérios
*Desfecho na DP*: Tentativa de Ato Terrorista

*Histórico*:
Madrugada de sábado para domingo prefixos de ROTAM patrulhavam a área central de Brasília devido a um evento cultural com cerca de 10 mil pessoas, viaturas de Patamo também reforçavam o patrulhamento, quando o COPOM informa que um Caminhão dos bombeiros foi tomado por furto na cidade satélite da Ceilândia e se deslocava desgovernadamente e em alta velocidade para a região central de Brasília, prefixos de ROTAM sob ordem do ROTAM comando se deslocaram imediatamente pela via Estrutural afim de interceptar o caminhão, na altura da cidade do automóvel o caminhão é avistado vindo em pista oposta, sendo impossível realizar manobras mais seguras para acompanhar o caminhão, o prefixo de ROTAM optou por seguir na contra mão em altíssima velocidade afim alcançar o veículo desgovernado, principalmente devido a vasta quantidade de pessoas que participavam de um show na área central e além de todas as vidas que estavam ameaçadas no deslocamento desgovernado do Caminhão dos Bombeiros e temendo o imenso desastre iminente que poderia vir a acontecer, algo assim só sendo possível imaginar sob a ótica contemporânea onde somos surpreendidos a todos os momentos com atos terroristas e de grande repercussão pelo o mundo, como atropelamentos em massa em outros países, mesmo que não seja nossa realidade cotidiana, somos imbuídos da missão de servir e proteger mesmo com o risco da própria vida, de tal forma prefixos de ROTAM patrulhavam com o PATAMO, alçaram o caminhão desgovernado e em alta velocidade tiveram que realizar a única opção técnica para impedir que seu condutor tivesse êxito em seu intento, disparos precisos foram realizados primeiramente nos pneus dianteiros e em seguida nos traseiros sabendo que a perda da estabilidade traseira o faria rodar no local mais adequado e seguro.
Ao final do evento a equipes obtiveram êxito com o mínimo de danos e nenhuma pessoa ferida. É importante ressaltar o lamento de todos nós Policiais Militares ao sabermos que se tratava de um Bombeiro Militar que num surto psicótico protagonizou tamanha diligência, porém ainda sim sua integridade física foi totalmente preservada e entregue a autoridades competentes para desfecho final.

*ROTAM COMANDO ALFA*
⚡TEN MARÇAL
⚡CB LEVI
⚡SGT LUCIOMAR
⚡CB DA COSTA

*ALFA 01*
⚡SGT ASSIS GOMES
⚡SGT O. SALES
⚡CB PEIXOTO
⚡CB VINÍCIUS SANTOS

*ALFA 02*
⚡SGT EDISON DA SILVA
⚡CB NASCIMENTO FILHO
⚡CB CALVIS LOPES
⚡CB SIDNEY CHAVES

*ALFA 03*
⚡CB MAYCON
⚡CB DIAS
⚡SD ARTHUR COELHO

*ALFA 04*
⚡SGT SIMÃO
⚡CB IURI
⚡SGT ALBERTO SOUZA
⚡CB R. PIRES

*Patamo Alfa*
⚡Ten Machado
⚡Cb Joaci
⚡Cb E Silva
⚡Sd Bruxel

*Grifo 01*
⚡Sgt Paraguassu
⚡Cb Bueno
⚡Cb Dorneles
⚡Do Valle

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.