Curta nossa página


Pedra no caminho

Por que algumas pessoas veem o mundo cinzento?

Publicado

Autor/Imagem:
Tania Miranda - Foto Francisco Filipino

As vezes o desânimo toma conta de nós… de repente, tudo aquilo que era lindo e maravilhoso passa a ser triste, sombrio, apagado…é uma sensação ruim, que vai tomando conta de nosso ser pouco a pouco, sem uma explicação lógica. Ao menos é assim que vemos…

Claro que há mil motivos diferentes para que tenhamos mudanças de humor. Afinal, a vida é dinâmica e estamos sempre enfrentando situações estressantes, que fazem com que o mundo cor de rosa que temos como ideal simplesmente desvaneça com os primeiros raios de sol… desculpa, com os primeiros problemas insolúveis que aparecerem em nossa frente. Não que eles realmente sejam insolúveis, mas ao menos no instante em que se apresentam à nossa frente, é essa a sensação que nos domina…

Todos nós enfrentamos situações difíceis durante nossa caminhada. Podemos até não perceber, mas a pessoa ao nosso lado está passando por provações tão ou mais difíceis que as que nos foram impostas. Cada um tem sua cota de problemas para resolver. É como se a vida fosse uma professora de matemática e estivesse sempre nos fazendo resolver novas equações… nessa sala de aula ninguém fica sem sua parcela de trabalho escolar…

Embora não percebamos de imediato, a escala de dificuldades que enfrentamos vai aumentando pouco a pouco… a experiência que tivemos em um caso passado nos dará a chave para resolvermos a situação presente…

Falando assim fica um tanto simplório, não é mesmo? Como assim, um problema anterior pode me ajudar a resolver minha situação atual? Não faz sentido… o pior é que faz… a gente é que não consegue visualizar a resposta, que geralmente se encontra bem a nossa frente…

Como eu disse, a dificuldade vai aumentando conforme avançamos nossa caminhada por esse plano. Toda experiência adquirida nas soluções dos caso que se apresentaram anteriormente servirão de base para problemas futuros. Mas o que ocorre é que costumamos não dar atenção aos problemas já resolvidos. Ficamos atentos ao que está por vir e acabamos nos esquecendo das situações pelas quais já passamos. E esse é o nosso primeiro erro…

Quando deixamos de lado aquilo que já ocorreu em nossa vida e ficamos focados apenas no que poderá vir, duas situações poderão ocorrer… ou seguimos otimistas com relação ao que virá ou o medo do desconhecido poderá nos dominar. É quando, por motivos vários, começamos a perder o interesse por tudo aquilo que ocorre ao nosso redor. O mundo se torna, de repente, sombrio e assustador. Tudo a nossa volta adquire uma coloração cinzenta, já não há mais nenhum resquício de alegria em nossas atitudes. Ficamos sisudas o tempo todo…

Várias podem ser as causas que nos levam a isso. Problemas, sempre. Sua origem é que pode ser diversa… família, finanças, saúde… até política, por mais esdrúxulo que isso possa parecer. Não importa o motivo, a causa. Importam os efeitos…

Uma pessoa expulsa de casa por algum motivo… não importa qual seja… entrará no carrossel que a conduzirá até o hall da tristeza sem fim. Se não conseguir apoio de alguém a tempo, com certeza será tragada pelo turbilhão do destino. O mesmo acontece com aqueles que são atingidos por outros tipos de problemas… se não houver um ombro amigo que se disponha a ajudar, essa pessoa cairá no mais profundo dos abismos, com poucas chances de se recuperar…

Sim, se ninguém estender-lhe a mão, com certeza será tragada pelo fantasma da depressão. E o que vem a ser, realmente, depressão? É uma doença? Não deixa de ser. E como combatê-la?

Bem… Existem vários tipos de depressão, como já comentei anteriormente. Afinal, existem várias causas que podem deflagrá-la, não é mesmo? Talvez a mais comum seja a perda do interesse em suas atividades, prejudicando assim o seu dia a dia. A tristeza vai tomando conta de seu ser de tal forma, que a pessoa não sente ânimo para nada…e com essas atitudes, vai afastando as pessoas ao seu redor. Porque, de repente, tudo que ela vê é um mundo escuro e vazio… e embora clame por socorro, seu pedido é ignorado por todos, pois esses não percebem a aflição pela qual ela está passando…

A sensação de vazio que toma conta de sua alma faz com que essa pessoa se sinta perdida, sem esperança… tudo o que ela vê a sua frente é um mundo hostil… e isso faz com que, para se defender, comece a se isolar das pessoas… uma tristeza profunda vai dominando-a, pouco a pouco. As pessoas ao seu redor não conseguem entender porque ela está sempre irritada. Não é com os outros, é com ela mesma… se sente culpada por tudo, sua auto estima vai caindo dia a dia…

O vigor de outrora vai embora, aquele brilho que existia em seu olhar vai se apagando pouco a pouco. Há alterações em seu apetite e, por consequência, em seu peso. Começa a sofrer de insônia ou de sonolência excessiva… e sente dores em todo o corpo… não consegue se concentrar, seu raciocínio fica lento e esquece das coisas com uma certa regularidade…

Uma pessoa deprimida passa a viver isolada de todos, perde o interesse pela vida, não tem mais iniciativa para nada… simplesmente se sente perdida no espaço… o ápice de tal transtorno se dá quando a pessoa começa a ter pensamentos com a morte… o suicídio parece a solução para todos os seus problemas…

Como eu disse, várias podem ser as causas da depressão. Pode ser uma predisposição genética. Ou biológica. Desiquilíbrios químicos no cérebro ou alterações hormonais podem ser o gatilho não desejado… pode ser o ambiente em que a pessoa está inserida… eventos estressantes como perdas, problemas financeiros ou dificuldades nos relacionamentos também podem desaguar suas águas no rio da depressão… também pode ser um traço da sua personalidade… pessimismo e baixa auto estima podem levar alguém à depressão…

E como ajudar alguém nessa situação? Não podemos nos esquecer que a pessoa perdeu sua fé na vida… e a fé é o principal pilar que nos mantém firmes em nossa caminhada… o primeiro passo é, sem dúvida no aproximarmos desta e tentar levantar seu moral… tentar mostrar-lhe o quanto o mundo é maravilhoso, mesmo que ela não esteja conseguindo visualizar assim.. e, claro, convencer a vítima de procurar um tratamento médico, pois o acompanhamento dos profissionais da saúde pode ser sua melhor chance de sair do estado letárgico em que se encontra.

Estar sempre ao seu lado, apoiando-a em seus momentos difíceis… sim, precisamos estender a mão para aqueles que se encontram na beira do abismo. Devemos apenas tomar cuidado para não sermos arrastadas juntas para a queda iminente… e no momento em que a pessoa acordar do pesadelo que está vivendo, será uma alma recuperada a continuar sua jornada nesse plano. E, não… não é fácil sair da escuridão e seguir em direção da Luz… apenas com muita persistência e abnegação poderemos devolver a fé para aqueles que a muito a perderam…

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.