Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasil

Pós-pandemia vai exigir planejamento financeiro

Patrícia Pazold

Desde o início de 2020, as preocupações com a Covid-19 têm causado impactos na vida social e econômica nacional e em âmbito mundial. Devido ao avanço da doença por todo o mundo, no dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS), elevou o estado da contaminação à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Junto com a crise sanitária se instaurou a crise econômica que vem afetando pessoas físicas e jurídicas por todo o mundo. Estados de distanciamento social foram implantados, fazendo com que muitas empresas não pudessem nem mesmo abrir as portas. Mas como sair dessa situação com a saúde financeira da sua empresa reerguida? Acompanhe as dicas abaixo!

Inove
Por conta de algo tão inesperado e inédito é preciso se reinventar o tempo todo. Se sua empresa não faz parte dos chamados serviços essenciais e não pode funcionar normalmente, pense em formas criativas de lidar com a situação. Fique próximo ao seu cliente, use a internet e as redes sociais a seu favor. Trabalhe com serviços de entrega. Ofereça serviços online.

Planejamento financeiro
Sua empresa com certeza tinha um planejamento financeiro que teve que ser refeito. Esse é o momento de fazer o planejamento para os próximos meses para se reerguer, definir as ações que devem ser tomadas e se planejar para que o impacto do COVID-19 seja de menor intensidade na sua empresa.

Além disso, é muito importante alinhar o seu planejamento financeiro com seu planejamento estratégico: agora mais do que nunca é fundamental pensar na empresa como um todo.

O momento de refazer o seu planejamento financeiro é agora, o quanto antes você agir, mais rápido sua empresa estará pronta para enfrentar o mercado pós pandemia.

Para isso, você deve levantar pontos como:

O que é essencial ser pago agora;
O que pode esperar para ser pago;
Quais fornecedores estão abertos para negociação;
Quais impostos foram prorrogados;
Como está o estoque;
Quais custos podem ser cortados e quais são essenciais.

Inadimplência
A inadimplência será algo mais comum nos próximos meses, por isso é preciso planejar para lidar com ela.

Em sua empresa, tente renegociar dívidas com seus fornecedores. Se preciso, peça mais prazo para o pagamento, parcele. Este é um momento em que as pessoas estão mais propensas a se ajudar.

Por outro lado, da mesma forma, seus clientes podem ser inadimplentes, por isso, conte com esse fato em seu planejamento financeiro pós Covid-19. Mostre para seu cliente que você também o entende, renegocie sua dívida, ofereça mais prazo e melhores condições de pagamento. Assim, com certeza a inadimplência será menor.

Profissionais
Lidar com tanta pressão financeira nesse momento pode ser uma tarefa desgastante, por isso, o ideal é que sua empresa conte com profissionais capacitados para refazer o planejamento financeiro de acordo com o cenário mundial e local. É preciso ter um departamento financeiro bem estruturado para que tudo ocorra da melhor forma. Para isso, conte com uma consultoria especializada como a consultora financeira Patrícia Pazold, que tem experiência sólida no assunto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente