Curta nossa página


Jaqueline e os conselhos da amiga

Posso ser velha, mas vou continuar usando biquíni

Publicado

Autor/Imagem:
Eduardo Martínez - Foto Irene Araújo

Não me considero velha, apesar das piadas desnecessárias que alguns amigos insistem em fazer. Amigos? Pois é, ainda têm a cara de pau de dizerem que são. Como se todos eles também já estivessem carcomidos pelo implacável tempo, tão cruel com a maioria de nós meros mortais.

— Jaqueline, por que não faz uma plástica?

— Plástica pra quê, Judite?

— Ué, pra levantar o que tá caído.

Caído? Pois aqui estou diante do espelho, tão ou mais inquisidor do que os olhos que me julgam quando vou ao clube. Será que perdi o direito de usar biquíni? Hum! Só falta esse povo querer que eu venha de burca para a piscina.

Setenta e quatro anos, quando por extenso, parecem ainda mais tempo. Gente, como cheguei até aqui? Nem senti as décadas passarem. Ontem mesmo era eu uma menina correndo por essa terra vermelha de Brasília. E não adianta tentar esconder a idade, pois as marcas do rosto cismam em ser tão indiscretas.

Judite, minha melhor amiga desde meu último divórcio, diz que é culpa do meu bom-humor. Será?

— Ah, Jaqueline, você vive gargalhando por tudo. Isso não é bom pra pele. Sua cara fica cheia de marcas de expressão.

Hum! Além de velha enrugada, também vou precisar ser rabugenta? Daqui a pouco é provável que comecem a me chamar de Dona Casmurra. Logo eu, que sempre tive ímpeto de Capitu.

— Amiga, se você não consegue parar de escancarar esse sorriso contagiante, mas que te enche de rugas, pelo menos se matricule numa academia. Na nossa idade, não podemos vacilar com a perda muscular.

Pois é, e foi assim que a Judite me convenceu a fazer ginástica. Quer dizer, malhar ou treinar, como os jovens dizem atualmente. E não falto nem mesmo um dia sequer. Se bem que, devo confessar, vou naqueles passinhos de formiga para a academia. Mas vou!

………………………………

Eduardo Martínez é autor do livro 57 Contos e Crônicas por um Autor Muito Velho’

Compre aqui 👇🏿

https://www.joanineditora.com.br/57-contos-e-cronicas-por-um-autor-muito-velho

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.