Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Pernambuco

Povo protesta e Prefeitura do Recife enterra camarote vip



Às vésperas do Carnaval, o governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife decidiram juntos nesta terça-feira cancelar os camarotes oficiais no desfile do Galo da Madrugada, que ocorre no sábado, e no Armazém 12, no Marco Zero do Recife, onde são realizados shows todos os dias da festa de Momo. Apesar de o argumento oficial ser a redução de custos, nos bastidores, a informação é de que a suspensão ocorreu por medida preventiva contra possíveis protestos.

De acordo com as administrações, o espaço localizado no bairro do Recife Antigo vai abrigar um Posto de Comando Integrado da Secretaria de Defesa Social (SDS) e Guarda Municipal, enquanto os dois camarotes da avenida Dantas Barreto serão repassados à diretoria do Galo da Madrugada, que “irá arcar com todos os custos de montagem e comercializar as entradas ao público”. Ambos os espaços já estavam montados, faltando apenas a decoração.

Apesar de muita coisa estar organizada e já montada, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, reforçou o discurso oficial de contenção de despesas. “Da mesma forma que decidiu não investir recursos públicos na realização do Fifa Fan Fest, o prefeito (do Recife, Geraldo Julio) optou por não oferecer os receptivos este ano”, disse Carreras.

“O governo já havia desistido de montar o seu camarote da Torre Malakoff (na Praça do Arsenal, no Recife Antigo) e hoje, após a decisão do prefeito Geraldo Julio de acabar com os camarotes, o governador Eduardo Campos (PSB) decidiu cancelar também o seu espaço no Galo da Madrugada”, justificou, em nota, o secretário estadual de Cultura, Marcelo Canuto.

No Facebook, foi criado um evento chamado Quero Minha Vaga no Camarote Vip do Governo. Mais de 10 mil pessoas já haviam confirmado presença. Na descrição, os organizadores afirmam que querem suas vagas, visto que as comidas e as bebidas do evento são pagos com o imposto da população. O protesto está sendo organizado pelos grupos Direitos Urbanos e Frente Independente Popular de Pernambuco (FIP-PE).

Em protestos “contra o autoritarismo do governo do Estado e da Prefeitura do Recife” em relação à festa de Momo na capital pernambucana, a FIP-PE também está organizando um bloco carnavalesco chamado de “Black Bloco de Carnaval”, que sairá às ruas do bairro de Recife Antigo, às 2h do domingo.

O grupo desfilará fazendo batucada e cantando músicas com letras irônicas à situação do Estado e ao abuso policial nas manifestações.

Anteriormente, a prefeitura do Recife havia determinado que a festa de Carnaval se encerrasse às 2h no Recife, depois voltou a atrás. Outras medidas foram às restrições de vias onde as agremiações poderiam desfilar e o horário de saída.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente