Curta nossa página


Ceilândia

Praça da Ciência vai aproximar o povo da tecnologia

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição - Foto Divulgação

A Praça da Ciência, na Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade, em Ceilândia Norte, será inaugurada nesta segunda, 12. O objetivo é aproximar a ciência e a tecnologia da população do Distrito Federal, em especial as crianças e os jovens, para a promoção do acesso e apropriação do conhecimento científico e tecnológico, criando uma linguagem acessível, estimulando a curiosidade e o interesse da população, de maneira lúdica e interativa.

O investimento é de R$ 254 mil, por meio de um convênio celebrado entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, dentro do programa Brasil na Fronteira do Conhecimento – Apoio a Projetos e Eventos de Educação, Divulgação e Popularização da Pesquisa e Desenvolvimento. A praça conta com seis brinquedos, em que o funcionamento se baseia inteiramente em princípios das ciências naturais, possibilitando um espaço a ser utilizado como ferramenta pedagógica por educadores das instituições de ensino fundamental e médio.

“A popularização da ciência se coloca como importante campo de integração e desenvolvimento científico e social, contribuindo para a melhoria de qualidade da formação educacional, para a cidadania e para permitir novas abordagens no campo científico”, afirma o secretário Elísio Luz.

“A educação não formal, por meio de seus processos livres e lúdicos, pode despertar os professores para novas possibilidades pedagógicas, assim como novos talentos para a atividade científica; contribuir para que cada brasileiro tenha a oportunidade de adquirir as informações básicas sobre a ciência e o seu funcionamento, que lhe dê condições de entender o seu entorno e de se situar politicamente e proporcionar aos próprios cientistas um ambiente multidisciplinar, com novas possibilidades de enfoques, diálogos e trocas”, acrescenta.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.