Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mulher

Praticar gratidão elimina muitos males

Horoscopo Virtual - Edição de Carolina Paiva

Qual foi a última vez em que você cultivou o sentimento de gratidão? Sabe, aquele momento em que você parou e pensou na hora: “Como sou grato por isso”?

Se você só costuma experimentar isso naqueles minutinhos na oração antes de dormir, saiba que você pode se beneficiar muito mais se cultivar esse sentimento ao longo do seu dia!

A gratidão não apenas favorece a lei da atração, mas também traz diversos benefícios à nossa saúde, às relações e à vida no geral! Curioso? Confira agora no Horóscopo Virtual!

Garante melhores relações
Quem gosta das pessoas que só sabem reclamar? Ninguém! Mas e quanto às pessoas que são mais de boa com a vida e que — principalmente — sabem dizer “obrigado”? Qualquer um adora se sentir apreciado. Quando estamos lidando com alguém que sabe ser grato, nós simplesmente amamos estar perto dessa pessoa!

Melhora a saúde
Cultivar o sentimento de gratidão diminui as dores provenientes de tensão do corpo, uma vez que permanecemos mais relaxados. Além disso, pessoas que são gratas costumam cuidar mais do corpo e praticar mais exercícios físicos. Por terem essa abordagem mais positiva frente às dificuldades, sua saúde mental também é mais desenvolvida, uma vez que sentimentos como raiva, rancor e frustração não são estimulados.

Promove empatia
Quando somos gratos pelo que temos, não focamos no lado negativo das situações; isso faz com que as pessoas relevem mais as atitudes ruins e tenham mais paciência e empatia ao lidar com o outro. Esse tipo de comportamento também faz com que elas sejam menos vingativas e, de muitas maneiras, seres humanos melhores.

Melhora a qualidade do sono
Você acredita que 15 minutinhos de gratidão antes de dormir podem melhorar a qualidade do seu sono? Fazer isso te ajuda a aliviar o estresse, perceber o bem que te rodeia e também ajuda a aliviar as tensões do corpo.

Melhora a autoestima
Um dos grandes dilemas de viver em sociedade — especialmente numa sociedade capitalista — é a constante competição com as outras pessoas. Sentimos que precisamos ser melhores em tudo seja para ter um emprego melhor ou um relacionamento. Contudo essa cobrança excessiva é bastante tóxica. O interessante é que quando aprendemos a sermos gratos em relação ao que temos e ao que somos, essa constante comparação com os outros diminui e nos vemos mais satisfeitos em nossas próprias peles.

Promove a resiliência
Além de a gratidão diminuir nosso relacionamento abusivo com aquele sentimento chamado “estresse”, ela também nos ajuda a promover a resiliência e a superar, mesmo que seja pouco a pouco, nossos traumas, uma vez que alimentamos aquele olhar de que “um dia — ou episódio — ruim, não significa que estamos vivendo uma vida ruim”.

Promove a espiritualidade
Quanto mais estamos ligados ao nosso “eu espiritual”, mais gratos nos sentimos — e vice-versa! Seja por meio de orações, do contato com a sua religião ou simplesmente por meio de meditações, qualquer coisa que estreite sua relação com a gratidão existente em você promoverá sua espiritualidade!

Promove o otimismo
Não existe muito segredo aqui. Quando reclamamos demais, nosso foco está sempre nas coisas ruins. Quando nos sentimos gratos pelo que está dando certo, no entanto, por menor que seja a razão, nosso olhar estará sempre direcionado ao ponto positivo das situações e de repente nos veremos mais otimistas, não importa qual seja a realidade do momento.

Reduz o materialismo
Muitas vezes queremos sempre mais porque não paramos para apreciar o que conquistamos até aqui. Quando nos sentimos gratos pelas nossas conquistas, pelo que temos e somos, essa “vontade” de ter mais coisas diminui, afinal nos vemos mais felizes e satisfeitos com o que já conquistamos.

Nós sabemos que cultivar a gratidão nos momentos que tudo está dando errado na nossa vida é uma tarefa muito árdua, mas é exatamente nessas horas que devemos dar o nosso melhor e ver que existe um pouco de luz em meio à tanta escuridão! Foque esses benefícios e procure razões para ser grato ao longo do dia: seja um lindo céu azul ou o simples fato de ter onde dormir com certeza trará uma nova energia à sua vida!

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente