Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Adeus estresse

Práticas espirituais que ajudam a cair logo no sono

Publicado

Foto/Imagem:
Malu Oliveira, Edição/Via Centro de Terapia Alternativa - Foto Divulgação

Você está se sentindo cansado, mas se deita na cama, vira de um lado para o outro, conta mil carneirinhos e repassa sua vida todinha, mas nada de o sono vir… A insônia costuma ser angustiante e estressante, atrapalhando um momento que deveria ser de puro descanso.

Segundo um estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, a insônia afeta cerca de 40% dos brasileiros ao menos uma vez na semana. Considerando que somos cerca de 211 milhões, cerca de 84,4 milhões de brasileiros têm dificuldade para dormir. É muita gente, né?

E a falta de descanso, como sabemos, afeta a memória, o humor, a saúde do corpo e nos deixa vulneráveis a problemas psicológicos, como síndrome de burnout, depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico.

De que forma é possível pegar no sono mais facilmente e com mais rapidez? A espiritualidade pode ajudar você com isso! Preparamos uma lista com atividades espirituais, independentemente de religião, que podem ajudar o seu sono a vir, para que você descanse de maneira adequada. Confira!

Meditação
A espiritualmente. Para muita gente, meditação é sinônimo disso, o que afasta muitos dessa prática tão benéfica. A verdade é que é possível meditar de muitas formas: você pode colocar uma música que ama e ficar prestando atenção em cada som dela, pode apenas fechar os olhos e sentir a textura de um cobertor ou tapete, pode aproveitar para organizar os pensamentos…

Enfim, você pode fazer a meditação que quiser. A ideia é que você esteja consigo mesmo, sentindo-se no presente, evitando qualquer distração, mesmo que seja por apenas 10 minutos. Se você sentir dificuldade no começo, há uma série de meditações guiadas no YouTube e em aplicativos de streaming de música e podcasts.

Entre os benefícios da meditação estão redução da excitação e do estado de hiperalerta do cérebro, relaxamento muscular, produção de melatonina (hormônio do sono) e ativação das partes do cérebro responsáveis por promover o sono.

Oração
Independentemente de qual seja sua religião e o(s) deus(es) no(s) qual(is) você acredita, uma conversa com as forças divinas pode fazer muito bem e ajudar o sono a vir. De acordo com Alberto Domeniconi Nery, mestre em psicologia social pela Universidade de São Paulo e bacharel em teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, algumas pesquisas já demonstraram que a oração ativa as mesmas áreas do cérebro que uma conversa com uma pessoa de quem gostamos.

Além disso, segundo ele, a oração promove efeitos como alívio da ansiedade e do estresse por entregar os problemas a uma força superior, bem como acelera e suaviza processos de superação de luto, tragédias pessoais, enfrentamento do estresse e combate à ansiedade e à depressão.

Ou seja, fazer uma oração antes de dormir é como ter uma conversa suave e agradável com alguém em quem você confia, contando seus problemas e os entregando a essa força e também agradecendo por tudo o que entrou em seu caminho.

Tai chi chuan
Se você sente que tem tido dificuldade para dormir porque há energia demais acumulada no seu corpo, praticar alguma atividade física leve pode ser ótimo para deixar o corpo precisando de descanso. E uma prática mais espiritualizada que pode ajudá-lo muito com isso é o tai chi chuan.

Um estudo publicado em 2016 na revista NatureScience of Sleep concluiu que a prática do tai chi chuan melhora sintomas de ansiedade e promove mais qualidade de sono em adultos. Até mesmo pessoas com quadros graves de depressão relataram melhora ao grupo que elaborou o estudo.

Além de mover o corpo, o tai chi chuan é uma prática considerada espiritualizada por nos colocar em contato conosco durante a atividade e também ser capaz de equilibrar e harmonizar as energias do corpo, para aqueles que acreditam nisso.

Incensos e velas
O fato de que pessoas religiosas costumam frequentar templos para entrar em contato com sua espiritualidade e com as forças divinas nãos quais acreditam já é suficiente para demonstrar que o ambiente diz muito a respeito de como lidamos com a nossa espiritualidade.

Se você tem dificuldade de se sentir conectado à sua espiritualidade antes de dormir, que tal criar um ambiente que lhe dê vontade de se interiorizar e curtir a sua espiritualidade? Uma boa maneira de fazer isso é usar velas e incensos para criar um clima ideal para reflexão, interiorização e espiritualidade.

Além de ajudarem a criar esse ambiente de relaxamento e reflexão, incensos como o de capim-cidreira, por exemplo, ajudam a reduzir o estresse. Outros, como o de rosas, são úteis para diminuir a sensação de depressão e ansiedade.

Leitura
Ler é um bom hábito para pegar no sono. Ler um livro sob pouca luz ajuda a produzir melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono, e ajuda a acumular adenosina, substância que inibe nosso estado desperto.

Mas se você quer um momento mais espiritual antes de pegar no sono, que tal recorrer a uma leitura mais espiritualizada, como a Bíblia, o Alcorão ou o Torá, no caso dos judeus? Se você não segue nenhuma dessas religiões e não quer ler um livro exclusivo de uma crença, pode aproveitar o momento para ler publicações que tragam ensinamentos de monges, gurus, padres, entre outros líderes religiosos.

Além de ir pegando no sono, você aproveita os últimos momentos do seu dia para fazer reflexões e exercitar a sua espiritualidade.

Se você tem dificuldade para dormir, essas dicas certamente o ajudarão a combater a insônia da maneira mais poderosa possível: com a ajuda da espiritualidade. Então incorpore esses hábitos à sua rotina, tenha noites de sono mais tranquilas e muito menos problemas para pegar no sono!

Publicidade
Publicidade