Curta nossa página


Reforço na estrutura

Presidente do TJ acompanha as obras do Palacinho

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição - Foto Bel Daher

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo, conheceu em detalhes o painel de acompanhamento em tempo real das obras de reforço estrutural do Bloco D, do Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa, o Palacinho. Em seguida, foi ver de perto o andamento dos trabalhos que completam 120 dias e devem ficar prontos daqui a 150 dias.

O presidente demonstrou entusiasmo com o painel totalmente desenvolvido pelo Tribunal e que apresenta de forma objetiva os dados relativos ao projeto. O painel é público, detalhado e permite um controle rigoroso dos prazos, pois mostra o andamento de cada etapa e a previsão de conclusão da obra.

O magistrado frisou que a ferramenta mostra o que está sendo gasto em cada fase e os recursos disponíveis. “A gente vai efetuando o pagamento na medida em que o serviço vai sendo realizado”, o que, segundo o Presidente, é também uma forma de aumentar a transparência nos gastos. Estamos numa expectativa muito grande que a obra aconteça dentro do prazo estabelecido”, completou.

Depois de ouvir a explanação sobre o painel, o presidente fez questão de visitar o local das obras, onde conversou com os engenheiros que explicaram em detalhes o que está sendo realizado. A revitalização é um dos principais pleitos da atual gestão e o Presidente formulou várias perguntas que foram prontamente respondidas pelos responsáveis.

Em 5 dezembro de 2022, ao assinar a ordem de serviço que autorizou o início das obras, o presidente ressaltou que acompanharia de perto a revitalização do edifício. “Vamos cumprir integralmente com a nossa obrigação e acompanhar as etapas da obra. Queremos recuperar esse prédio que é muito importante e simbólico para nós”, afirmou.

As atividades realizadas no Bloco D foram suspensas em fevereiro de 2019, após serem detectadas alterações na laje de cobertura do prédio. A decisão foi tomada após recomendação da Defesa Civil.

A obra, orçada em R$ 6.317.825,90, está sendo executada pela empresa Jatobeton Engenharia e inclui o reforço estrutural da laje da cobertura do prédio e o reforço da base da escada que desce do térreo para o Pleno.

A visita ao Palacinho foi acompanhada também pelos juízes auxiliares da presidência do TJDFT Luis Martius e Caio Brucoli; pelo chefe de gabinete da presidência, Ricardo Mendes; pelo secretário-eeral do Tribunal, Celso de Oliveira; pela secretária de Administração Predial, Márcia Torres, e pelos servidores Alessandro de Castro e Renata Lopes, da Coordenadoria de Projetos e Gestão de Contratos de Obras, além de representantes da empresa executora do serviço.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.