Piauí
Projeto especial tenta alcançar 50 mil procedimentos de inseminações
Publicado
em
O Programa Piauí + Genética consolida-se como uma das principais políticas públicas voltadas à modernização da pecuária no estado, ao levar tecnologia, assistência técnica e melhoramento genético a pequenos e médios produtores rurais. Somente em 2025, mais de 26 mil bovinos foram inseminados artificialmente, alcançando 103 municípios e beneficiando diretamente mais de 1.100 produtores. Para 2026, a expectativa é de expansão. A previsão é dobrar o número de inseminações, alcançando cerca de 50 mil procedimentos.
A ampliação permitirá maior cobertura territorial e beneficiará um número ainda maior de produtores, fortalecendo toda a cadeia produtiva da pecuária no estado.
Executada pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), a iniciativa já promove impactos concretos no campo, com o registro de nascimentos de bezerros geneticamente superiores em diversas regiões do Piauí. O programa garante a aquisição de material genético, botijões de nitrogênio, serviços especializados e reprodutores, além da atuação contínua de equipes técnicas junto às propriedades atendidas.
“Estamos alcançando bons resultados que chamam atenção de outros estados que começam a implantar o sistema. Tenho sido procurado por vários criadores. Além da inseminação, o Piauí + Genética se diferencia por oferecer assistência técnica integral, envolvendo orientações sobre manejo, nutrição, sanidade e acompanhamento reprodutivo. Para muitos agricultores familiares, essa é a primeira oportunidade de diálogo direto com profissionais como médicos-veterinários, agrônomos e zootecnistas, ampliando o conhecimento e a visão sobre uma pecuária mais eficiente e rentável”, ressalta o coordenador do programa, André Nogueira.