Curta nossa página


PT fez o que não podia com ilustração e agora enfrenta uma cara ação indenizatória

Publicado

Autor/Imagem:


O ilustrador Sattu Rodrigues, responsável pela criação do desenho estilizado de Dilma Rousseff (PT), feito sobre uma foto de 1970, e usado ativamente pela campanha à Presidência este ano, afirmou que nunca permitiu o uso da imagem para fins eleitorais, e agora cobra do partido os direitos autorais.

O autor da imagem diz que nunca foi procurado por nenhum integrante da campanha do PT para que desse autorização do uso do desenho. “Ninguém nunca me procurou. Fiquei surpreso. Quando vi, no final do primeiro turno, já estava rolando”, disse à Folha.

O ilustrador explica que fez a ilustração em 2010, a pedida da revista Época, para estampar uma das capas da publicação. Quatro anos depois, a imagem foi amplamente usada pela campanha de Dilma, na televisão, em banners, em folhetos, na internet, em comícios e em diversos materiais de divulgação.

O advogado de Sattu, André Marsiglia diz que “houve uso indevido da obra, de forma comercial e também com implicações ideológicas”. “Houve violação autoral e buscaremos uma forma para que Sattu se sinta protegido e ressarcido”, explica.

Embora o contato com a campanha não tenha sido feito por meio do advogado, a Folha de S.Paulo, após a entrevista com o ilustrador, procurou a campanha da petista. Eles confirmaram que nunca entraram em contato com Sattu e afirmaram que o caso foi encaminhado para a análise de seu setor jurídico.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.