Curta nossa página


Brasil na pauta

Putin vê situação de Gaza em reunião com árabes

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição, com Sputniknews - Foto Reprodução

O presidente russo, Vladimir Putin, visitará os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita na quarta-feira, 6, para discutir as relações bilaterais, o conflito palestino-israelense e a cooperação petrolífera, entre outras questões, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta terça-feira, 5.

A agenda  inclui, frisou Peskov. “Eles (os líderes russo e árabes) trocarão pontos de vista sobre a agenda internacional, [e] sobre a agenda regional. Este é, evidentemente, o conflito israelo-palestiniano. Mas, acima de tudo, estamos tratando de relações bilaterais”.

Quando questionado sobre a influência da OPEP+ na situação do mercado petrolífero, o porta-voz disse que o efeito pode ser adiado por vezes, mas a coordenação “continuará”.

Peskov confirmou que o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fará uma visita a Moscou no dia 7 e manterá conversações com seu homólogo russo. “Posso confirmar isto, as negociações russo-iranianas terão lugar no dia 7 de dezembro”, disse Peskov aos jornalistas.

A Rússia pretende continuar a participar nos trabalhos do G20, mas o formato da participação do presidente Vladimir Putin na cimeira de 2024 no Brasil ainda não foi decidido, disse o porta-voz do Kremlin. Na segunda-feira, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que Putin receberia um convite para a cúpula do G20.

“A decisão ainda não não foi tomada]… Em qualquer caso, de uma forma ou de outra, a Rússia continua a participar na cimeira [G20]”, disse Peskov.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.