Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Veículos

Q8, novo SUV cupê da Audi, chega por aqui no próximo ano

Foto/Divulgação
Mário Camargo, Edição

A Audi enfim mostrou por completo o Q8, seu novo SUV de luxo. Concebido como um cupê, ele irá rivalizar diretamente com os BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupe. Com visual mais elegante que os rivais, o modelo chegará às ruas europeias ainda esse ano e ao Brasil em 2019.

Com quase cinco metros de comprimento (4,99 m), o modelo é grande. São dois metros de largura e 1,71 m de altura, que o deixam ligeiramente mais curto, mais largo e mais baixo que o Q7. O entre-eixos, no entanto, é o mesmo, com 2,99 metros. Comparado com o Lamborghini Urus, que também usa a mesma base, o Q8 é um pouco menor em todas as dimensões.

Visualmente, o Q8 adianta como serão os novos SUVs da Audi lançados daqui em diante. A grade adota um grande hexágono e faróis menores de LED. Como opcional, as luzes podem ser do tipo HD Matrix LED. A traseira tem caimento menos acentuado e o carro tem perfil mais esbelto.

Sob o capô, ele será vendido inicialmente com um V6 a gasolina de 3,0 litros e 340 cv. Também haverá opção por um V6 diesel de 286 cv. Em 2019 será lançado outro motor a diesel com 231 cv.

Com foco em performance, o Q8 tem diferencial central mecânico, que envia 40% da força para o eixo traseiro de forma padrão. De acordo com a necessidade, a distribuição de torque pode ser ajustada automaticamente pelo sistema Quattro. A suspensão com amortecedores a ar, opcional, ajuda o carro em trechos off-road.

Por dentro, o modelo tem painel semelhante aos A8, A7 e A6 lançados recentemente, com duas telas no console central e cluster de instrumentos virtual. A tela principal do sistema de entretenimento tem 10,1 polegadas e a inferior 8,6 polegadas para controlar todos os sistemas do carro. À frente do motorista, um display configurável de 12,3 polegadas.

Muito bem equipado, o novo SUV grande tem ainda ar-condicionado de quatro zonas e sistema de som da Bang & Olufsen de série. Na Alemanha, o modelo tem ainda sistema de navegação conectado à internet e que memoriza preferências do motorista para escolher a melhor rota. Como opcional, o Q8 ainda pode transformar a chave do carro num aplicativo para celulares Android. O proprietário pode compartilhar o acesso ao carro com vários usuários.

Como modelo de topo da marca, o Q8 ainda vem recheado de itens de segurança ativa. Estão presentes controle de cruzeiro adaptativo, assistentes de cruzamento, mudança de faixa e até estacionamento automático remoto, como no BMW Série 7.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente