Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Qual a relação entre Física Quântica e Espiritualidade

Ricardo Sturk

A ciência e a espiritualidade parecem estar em lados totalmente opostos. Mas de algumas décadas para cá, um novo ramo da ciência tem mudado isso: a física quântica.

Para entender como a ciência e a espiritualidade se aproximaram, vamos resumir de forma bem simples o porquê cada uma delas estava tão distante uma da outra. Em poucas palavras, podemos dizer que a espiritualidade sempre lidou com questões que vão além do mundo físico, além da matéria. Ela trata de assuntos relacionados ao espírito, à alma, questionamentos existenciais que nos ligam com crenças que não podem ser explicadas pelos nossos cinco sentidos. Já a ciência sempre esteve do outro lado.

A ciência trabalha com o que pode ser provado, analisado e estudado. Isso nos mostra como ela está ligada ao mundo físico, ao que é concreto e possível de se perceber através dos cinco sentidos. Em outras palavras, o que não pode ser provado através da matéria, não existe. Por isso é tão difícil para os pesquisadores lidarem com assuntos que vão além do mundo físico, que é exatamente onde a espiritualidade atua. Somente agora, pesquisadores começam a caminhar em direções de teorias que podem explicar as questões espirituais.

Se a filosofia e a psicologia já falavam sobre o mundo da mente e aspectos do ser que são subjetivos e não físicos, agora a física quântica parece dar um passo nessa direção. Esse ramo da física lida com o estudo de tudo que é menor do que um átomo. Até aí continuamos no mundo da matéria, mas o que muda a partir disso são o que esses estudos estão descobrindo.

De forma bem resumida e simplificada, podemos falar que os estudos de física quântica estão mostrando que a matéria pode ser alterada pelo pensamento. Essas partículas minúsculas podem ter alterações em um nível que antes não sabia ser possível. E se é possível alterar a matéria com o pensamento, isso explicaria muitos efeitos encontrados em praticantes de religião e práticas espirituais.

Seja uma oração, uma meditação ou um ritual em que a pessoa saia transformada, isso começa a ter uma explicação mais científica com os novos conceitos que surgem com a física quântica. Para quem já teve experiências espirituais, isso não muda muita coisa, pois os efeitos vão continuar os mesmos. O que muda mais é para os céticos que não experimentam nenhuma dessas práticas por não serem comprovadas cientificamente. Com o avanço desses estudos, talvez o número de pessoas interessadas em práticas espirituais pode aumentar e, quem sabe, a espiritualidade e a ciência estejam caminhando para ficarem cada vez mais próximas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente