Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mulher

Que tal afastar pessoas que são um saco?

Erickson Rosa

Todos nós conhecemos pessoas que realmente “dão nos nervos”. Pessoas que nos tiram do sério e com as quais dialogar parece impossível. O mais difícil é quando você tem que conviver com essa pessoa no trabalho, no grupo de amigos ou na família.

Por essa razão, neste texto, vou abordar 5 maneiras de você lidar com pessoas difíceis e como ainda assim manter o relacionamento com essa pessoa.

1º Desenvolva a empatia
Empatia significa colocar-se no lugar do outro e dentro de sua visão. Se você compreende que tudo tem um motivo, entenderá que essa pessoa age dessa maneira porque tem uma história e um passado, que essa é a forma que ela aprendeu para se defender. Somente podemos compartilhar aquilo que transbordamos. Se uma pessoa está em grande sofrimento, ela transborda isso e faz os outros sofrerem. Segundo a psicologia, fazer uma pessoa sofrer é uma maneira de aliviar o próprio sofrimento. Por essa razão, podemos empatizar com essa pessoa e entender o sofrimento onde está imersa. Isso retira o julgamento e nossa necessidade de punir o agressor.

2º Não seja carregado para o sofrimento do outro
A melhor resposta para uma agressão verbal é o silêncio. Primeiro porque uma pessoa que provoca os outros quer atenção; quando você não dá isso a ela, imediatamente ela procura outra pessoa. Se você está em paz e uma pessoa tenta levá-lo para o próprio ambiente interno conturbado, você não deve segui-la. Para isso, não caia em provocações nem permita ser carregado para a emoção do outro.

3º Distancie sua emoção
Não adianta nada se emocionar e bater de frente com pessoas difíceis de lidar. O que a pessoa deseja é atenção e descarregar sua frustração. Se você não der isso a ela e distanciar-se da situação, o conflito acaba. Portanto, pense como se isso não estivesse acontecendo com você. Se veja de fora da situação e se distancie suas emoções. Lembre-se de que não adianta dialogar e que o mais sensato é silenciar.

4º Tenha a ação contrária a que sente
Contudo, evitar a emoção parece ser mais fácil falar do que fazer. Por isso, se sentir que a emoção é muito forte para você aguentar, apenas não a manifeste no comportamento. Faça a ação contrária do que sente. É mais ou menos assim: você sente raiva da pessoa e sente vontade de xingá-la; ao invés de retornar a agressão, você faz uma ação contrária, pede desculpas e diz que discutir não leva a nada e que depois retornará o assunto. Isso geralmente acaba com a agressão.

5º Faça uma pergunta que faça a pessoa pensar
Ao perguntar algo do tipo: “Porque está se sentindo assim”? ou “Qual o real problema”?, a pessoa começa a pensar e isso distrai a mente dela da emoção que está sentindo. Isso também mostra que você está interessado em resolver o problema daquela pessoa e isso tende a parar a agressão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente