Mágoa e paz de espírito
Quem sabe resistir às sensações ruins, vive uma eterna tranquilidade
Publicado
em
Todos desejamos paz de espírito. Parece fácil de conseguir. Afinal, é só cuidar de nossa vida, sem nos importar com os outros… nada de mágoas, tristezas… mas infelizmente não é bem assim…
A vida é cheia de surpresas, de armadilhas. E não dependemos apenas de nós, não vivemos isolados, não somos uma ilha…
Cada pessoa é um Universo à parte, tendo um destino a cumprir. E segue seu caminho, interferindo no destino dos que caminham ao seu lado. Não seguem a mesma senda, não estão na mesma sintonia. Mas estão tão próximos, que um interfere na vida do outro…
Nosso mal é acreditar ter direitos sobre coisas que nem sempre estão ao nosso alcance. E por não conseguirmos nosso objetivo acabamos frustrados… estressados. E, para nos vingar do Destino, provocamos quem considerarmos culpado por nossas mazelas…
Cada um tem uma visão do mundo. Duas pessoas que estejam lado a lado perceberão a vida de forma diversa. Aquilo que é certo para um com certeza não será para o outro. O que considero meu por direito será contestado pelo outro, pois crê piamente ser sua propriedade, pura e simples…
Não é por outro motivo que querelas são comuns, por motivos vários. O sentimento de posse sobre algo é muito forte, e não aceitamos abrir mão de nossas convicções. E é então que a paz de espírito acaba indo para o Retiro dos Sentimentos…
Quanto mais usurpados nos sentirmos, mais belicosos seremos. Ameaças serão comuns. E, em alguns casos, partiremos para as vias de fato…
Apenas nós sabemos porque agimos dessa ou daquela forma. Defendemos o que consideramos nosso direito. Mas nem sempre as pessoas ao redor concordam com nossa visão…
A mágoa é um dos sentimentos mais difíceis de contornar. Ela começa com pequenas decepções e vai crescendo aos poucos… e conforme ela vai se desenvolvendo, machuca a alma da pessoa. O problema é que ela nasce no coração das duas pessoas ao mesmo tempo. E as duas se acham injustiçadas, deixando então esse sentimento tomar conta de seu ser….
A solução? Nos livrar dessa sensação ruim, para poder viver em paz. Mas é mais fácil falar do que fazer. Sabemos que a mágoa pode obscurecer nossa luz, mas nem sempre temos forças para lutar contra ela…
Devemos vencer nossas fraquezas do dia a dia, lembrando sempre que assim como acreditamos ter razão sobre certos assuntos nosso oponente terá a mesma opinião… e ele, assim como nós, brigará para impor seu ponto de vista. Mas vale a pena brigar por algo que, daqui a pouco, cairá no esquecimento?…
Assim é a vida… nossa paz de espírito é quebrada porque não passamos por cima de pequenos desentendimentos… no dia que conseguirmos focar apenas no que realmente importa, viveremos em harmonia e seremos felizes. Quiçá possamos alcançar este estado de espírito antes que nossa alma seja obscurecida pela incompreensão e amargura…
