Curta nossa página


Lições da alma

Quem sofre depressão merece nossa ajuda

Publicado

Autor/Imagem:
Paulo Bregantin

A que custos eu mantenho os meus silêncios? São nesses custos que estão as dores mais profundas da alma. Quem tem depressão ou solidão não enxerga beleza no sol, lua, fim de semana, feriado… Insisto, ame a pessoa que está com depressão ou solidão. Às vezes, somente o carinho, o amor e os cuidados dos que estão próximos podem estabelecer o processo de cura.

Aceite as pessoas como elas são. Isso é curador para a vida. Nos efeitos da depressão, é muito importante: o reflexo das dores da depressão no corpo depois de um tempo necessita de cuidados especiais e até mesmo medicamentos. E na mente (psique), o tratamento é por meio dos traumas passados. As emoções (alma) necessitam de amor.

Nunca abandone uma pessoa no período de depressão ou solidão. Eu escrevi “Nunca”! Se quem você ama está com depressão ou solidão, fique do lado e apoie. Isso é amor, isso é respeito. A depressão e a solidão, por serem silenciosas, necessitam de atenção por parte de quem pode sofrer ou, porventura, vai conviver.

Respeitar uma pessoa que sofre de solidão ou depressão é praticar o amor. Quem deseja cuidar ou entender alguém com depressão, apenas doe: respeito, amor e paciência. A distância nasce entre as pessoas não pela falta de tempo, mas pela falta de interesse. Mudam-se as prioridades, mudam-se as pessoas.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.