Curta nossa página


500 anos

Raro tubarão da Groenlândia aparece no Reino Unido

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição - Foto Rosie Rutrofe

O tubarão da Groenlândia é uma verdadeira maravilha da natureza: tanto a duração de sua vida quanto sua adaptabilidade à água gelada intrigaram os biólogos marinhos. Para um peixe deste tamanho, essas características são únicas.

No dia 15, o capitão do barco Trev Worth descobriu um tubarão raro que poderia ter vivido por centenas de anos nas águas da Cornualha, no Reino Unido, segundo a BBC News.

Trev Worth estava no mar com o membro da tripulação Kingsley quando viram a criatura na água. “Ficamos tão chocados que descobrimos que houve esse momento de silêncio a bordo, certamente não é aquele tubarão da Groenlândia”, disse ele, citado pela BBC.

A tripulação o trouxe para terra e a Marine Strandings Network (MSN) o enviou a um patologista veterinário para um exame. Segundo relatos, o tubarão pode ter cerca de 500 anos.

Em 13 de março, o tubarão da Groenlândia foi visto encalhado em Newlyn Harbour, Cornwall, mas quando a Marine Strandings Network do Cornwall Wildlife Trust chegou, o tubarão já havia retornado ao mar.

“Estamos absolutamente encantados em informar que a soberba tripulação da Mermaid Pleasure Trips, Penzance, Trev e Kingsley, esta noite, encontrou e trouxe para terra o tubarão morto da Groenlândia que estava encalhado no domingo e depois levado de volta ao mar”, disse Cornwall Wildlife. Disse a Rede de Encalhamentos Marinhos da Trust.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.