Curta nossa página


Rebeldes pró-Rússia derrubam caça da Ucrânia em Jdanivka

Publicado

Autor/Imagem:


Um avião de caça que sobrevoava a baixa altitude o leste da Ucrânia sob controle rebelde foi abatido nesta quinta-feira, constatou um jornalista da AFP.

A aeronave caiu em um campo após uma aparente explosão e seu piloto conseguiu ejetar. O incidente aconteceu perto da localidade de Jdanivka, próximo ao local da queda do voo da Malaysia Airlines em 17 de julho.

Mais cedo, Kiev optou por acabar com o cessar-fogo declarado no local da queda do avião, após a suspensão até nova ordem das buscas pelos restos mortais das 298 vítimas.

As forças ucranianas perderam várias aeronaves de combate nos quatro meses de confrontos com os rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia e indicaram, nesta quinta, a morte de sete soldados em 24 horas.

Em Donetsk, maior cidade em poder dos rebeldes, intensos bombardeios atingiram pela primeira vez o centro da cidade. As autoridades contabilizaram pelo menos quatro civis mortos e pediram que as pessoas se mantenham protegidas.

As autoridades regionais afirmaram que um morteiro atingiu um hospital, matando uma pessoa e ferindo outras duas. O prefeito relatou tiros perto das instalações dos serviços de segurança ucranianos, transformadas pelos separatistas em uma de suas principais bases. De acordo com a mesma fonte, três civis foram mortos durante a noite.

Em meio a este contexto, o “primeiro-ministro” dos separatistas de Donetsk, o russo Alexandre Borodai, anunciou sua renúncia.

Borodai foi substituído por um cidadão nativo do leste da Ucrânia, em um movimento que visa enfraquecer as acusações ocidentais de que a rebelião está sendo coordenada por Moscou, de acordo com a Reuters.

Durante coletiva de imprensa, o novo chefe dos rebeldes separatistas, Alexander Zakharchenko, estava sentado à esquerda de Borodai em um salão no local que era o prédio do governo regional de Donetsk, até virar a sede dos rebeldes.

“Ele é um verdadeiro comandante, uma pessoa inteligente, um grande administrador”, disse Borodai sobre Zakharchenko, que usava uma jaqueta camuflada verde.

Zakharchenko comanda uma unidade rebelde fortemente armada chamada Oplot, que participou de algumas das batalhas mais ferozes e teve início em um clube de artes marciais.

Ele foi um dos primeiros separatistas a ocupar o prédio da administração regional em Donetsk quando multidões pró-Rússia tomaram o local em março, após a destituição do presidente pró-Moscou em Kiev.

Aleksander Borodai disse que agora vai atuar como vice do novo líder.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.