Curta nossa página


Topo

Renegade é o novo líder da categoria de SUVs compactos

Publicado

Autor/Imagem:
Rafaela Borges

No segmento mais badalado do Brasil, a briga em 2018 está pegando fogo. Mês a mês, há mudanças na liderança da categoria de SUVs compactos. Em abril, a primeira posição já está garantida: ela é do SUV Renegade, da Jeep.

Porém, é importante ressaltar que a liderança é restrita aos SUVs compactos. Na categoria como um todo, o primeiro lugar voltar a ser ocupado pelo Jeep Compass, que é modelo médio.

A briga dos SUVs compactos está tão quente que esta já é a terceira alternância na primeira posição no ano. Isso em apenas quatro meses. Nos dois primeiros meses do ano, ela foi ocupada pelo Honda HR-V. Em março, ficou, pela primeira vez, com o Nissan Kicks. Agora, é a vez do SUV Renegade.

SUV Renegade na frente – Os dados de vendas que mostrarei a seguir são os registrados entre 1º e 27 de abril. Com isso, falta apenas um dia de emplacamentos para o encerramento do mês.

O SUV Renegade não pode mais ser alcançado. Ele somou 4.311 emplacamentos no período.

O segundo colocado é o Hyundai Creta, que mostra reação após um início de ano difícil. O modelo, porém, está bem atrás do SUV Renegade. Ele somou, no período, 3.675 emplacamentos.

O Nissan Kicks aparece na terceira posição, com 3.582 unidades vendidas. O Honda HR-V caiu bastante: com 3.394 emplacamentos, ocupou apenas o quarto lugar.

Com isso, o HR-V já começa a ser ameaçado pelo Kicks no acumulado do ano. Sua vantagem, no momento, é de apenas 327 unidades. Nesse ritmo, pode ser ultrapassado pelo Nissan já no mês que vem.

Uma outra briga – Os demais modelos travam uma briga na seção de baixo do ranking de SUVs compactos. No duelo particular entre EcoSport e Tracker, o Ford começa a abrir vantagem.

De 1º a 27 de abril, o EcoSport somou 2.810 emplacamentos. O Tracker teve 2.476 unidades vendidas. Com isso, o Ford foi o quinto mais vendido do segmento. O Chevrolet ficou com o sexto lugar.

No sétimo lugar, por ora há um curioso empate entre dois modelos de mesma marca. Duster e Captur registraram, no período, 1.593 unidades vendidas.

O WR-V e o 2008 fecham o ranking. O Honda somou 1.131 emplacamentos e o Peugeot, 738. O Jeep Compass, líder do segmento geral de SUVs, teve 4.438 emplacamentos em abril.

Novidades – A briga no segmento de SUVs vai ficar ainda mais quente a partir de 2019. A líder Chevrolet terá um novo modelo no segmento, sucessor do Tracker. O carro será feito no Brasil (veja aqui) – o veterano vem do México.

A Volkswagen vai também lançar um SUV compacto. Além disso, terá um modelo médio nesse segmento – quando ele chegar, em 2020, a tendência é o Tiguan de cinco lugares deixar de ser oferecido.

A Toyota também planeja ter um SUV compacto nacional, adaptação de um modelo de sua marca de baixo custo Daihatsu.

Agora, resta saber se a Fiat vai entrar ou não nesta briga. A marca estudava, no ano passado, criar um SUV da Toro. Há possibilidade, porém, de continuar mantendo seus esforços para o segmento na marca Jeep.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.