Curta nossa página


Tudo ou nada

Reunião Trump-Putin não silencia canhões russos

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque , Edição - Foto Reprodução MSN Daily

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse que visitará Washington na segunda-feira, 18, para se encontrar com Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos conversou longamente com o presidente da Ucrânia e com líderes da OTAN e europeus após a cúpula do no Alasca com seu homólogo russo, Vladimir Putin.

A tão aguardada cúpula Trump-Putin não produziu nenhum acordo para resolver ou interromper a guerra da Rússia na Ucrânia, embora ambos os líderes tenham descrito as negociações como produtivas antes de voltarem para casa.

Trump manteve as ligações com Zelenskiy e aliados dos EUA durante seu retorno a Washington, onde desembarcou nas primeiras horas da manhã deste sábado, 16, informou a Casa Branca. Zelenskiy descreveu a ligação de mais de 90 minutos com Trump como “longa e substancial”.

Zelenskiy afirmou que a Ucrânia apoiou a proposta de Trump para uma reunião trilateral entre Ucrânia, EUA e Rússia. Ele também afirmou ter discutido com Trump os “sinais positivos do lado americano em relação à participação na garantia da segurança da Ucrânia”.

“A Ucrânia enfatiza que questões-chave podem ser discutidas no nível de líderes, e um formato trilateral é adequado para isso. Na segunda-feira, me reunirei com o presidente Trump em Washington, D.C., para discutir todos os detalhes sobre o fim da matança e da guerra”, disse Zelenskiy no canal X.

Trump disse a Zelenskiy e aos líderes europeus durante o telefonema que Putin não estava interessado em um cessar-fogo, mas em um acordo abrangente para encerrar a guerra.

“Acho que um acordo de paz rápido é melhor do que um cessar-fogo”, disse Trump na ligação. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, o presidente francês, Emmanuel Macron, e líderes da Alemanha, Finlândia, Polônia, Itália e Grã-Bretanha participaram da ligação na qual Trump informou os aliados sobre a cúpula com Putin.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.