Curta nossa página


Avanço na medicina

Risco de complicação de doenças crônicas poderá ser previsto

Publicado

Autor/Imagem:


Fabiana Cambricoli

Prever complicações de doenças crônicas dias antes de elas acontecerem será cada vez mais possível e barato não somente pelos avanços da medicina, mas graças ao desenvolvimento da ciência da computação. É o que afirma Jack Kreindler, fundador do Centre for Health and Human Performance, centro britânico que usa a medicina esportiva para pensar em soluções para pacientes com doenças crônicas e graves.

O especialista apresenta projetos desenvolvidos por seu centro em parceria com empresas americanas que possibilitaram a criação de dispositivos que monitoram em tempo real indicadores de saúde de pacientes com doenças crônicas. Criando algoritmos que verificam quais índices podem indicar um enfarte ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), o paciente pode saber até cinco dias antes sobre o risco de ter uma complicação.

“Dez anos atrás, esse tipo de tecnologia custaria milhares de dólares por paciente, mas hoje custa muito pouco”, destacou.

O especialista ressaltou, no entanto, que, além da tecnologia necessária para usar dados para detectar e prever condições de saúde, é preciso ainda investir em assistência à saúde para que essas ferramentas não fiquem restritas a poucos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.