Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Virando o jogo

Sunak vira premiê britânico com bênçãos de Carlos III

Publicado

Foto/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

Rishi Sunak tornou-se oficialmente primeiro-ministro do Reino Unido depois que o rei Carlos III lhe pediu para formar um novo governo durante reunião nesta terça-feira, 25.

Ele disse que adotará um governo solene e sereno, pois o país está sofrendo uma profunda crise econômica. Falando sobre Liz Truss, ele disse que ela estava entusiasmada com a mudança, mas havia cometido alguns erros.

Rishi Sunak acrescentou que proporcionará estabilidade econômica e “não deixará a próxima geração … com dívidas a liquidar”, acrescentando que unirá o país.

Sunak surgiu como o único candidato na corrida pela liderança conservadora na segunda-feira, depois que seus rivais Penny Mordaunt e Boris Johnson desistiram.

O terceiro primeiro-ministro do país em um ano foi anunciado pouco depois por Sir Graham Brady, presidente do Comitê de conservadores de 1922. Durante seu discurso público na segunda-feira

, Sunak prometeu “unir nosso partido e nosso país, porque essa é a única maneira de superar os desafios que enfrentamos”.
Na terça-feira, o rei Carlos III aceitou a renúncia de Liz Truss, que durou apenas 44 dias como primeira-ministra do Reino Unido.

Em 24 de outubro, o ex-ministro das Finanças de 42 anos, Sunak, tornou-se o chefe do Partido Conservador no poder e, como tal, o primeiro-ministro mais jovem do país desde 1812 e o primeiro primeiro-ministro de origem indiana.

No domingo, Sunak , que perdeu a corrida pela liderança conservadora para Liz Truss no início deste ano, anunciou oficialmente que estava concorrendo a primeiro-ministro depois de reunir votos de apoio suficientes de colegas conservadores.

Liz Truss anunciou sua renúncia como primeira-ministra do Reino Unido em 20 de outubro, menos de dois meses após sua nomeação como sucessora de Boris Johnson, tornando-se a chefe de governo com o mandato mais curto na história do Reino Unido.

Publicidade
Publicidade