Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Robô chega com sucesso para ver Marte de perto

Bartô Granja, Edição

O robô Perseverance, da Nasa, aterrissou com sucesso na superfície de Marte nesta quinta-feira (18). O veículo de seis rodas pousou em Jezero, uma cratera profunda perto da linha do equador marciana, onde passará dois anos explorando rochas, buscando possíveis evidências de uma vida passada no planeta.

A equipe de controle da missão, baseada na Califórnia (EUA), festejou a aterrissagem às 20h55 GMT (17h55 em Brasília) — mas dessa vez sem cumprimentos e abraços, por conta da pandemia de coronavírus. Separados por telas de acrílico, os engenheiros aplaudiram o feito. Pouco depois, chegou a primeira imagem do solo.

Os controladores vão continuar monitorando muito de perto o Perseverance nas próximas semanas, de forma a garantir que nenhum de seus sistemas foi danificado na difícil chegada ao planeta vermelho.

Esse é o segundo robô de uma tonelada levado a Marte pela agência espacial americana. O primeiro, o Curiosity, pousou em uma outra cratera em 2012. Ele testou tecnologias de descida inovadoras, algumas delas aproveitadas agora pelo Perseverance.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente