Curta nossa página


Rollemberg visita Hospital da Criança, e sinaliza ampliação

Publicado

Autor/Imagem:


O governador Rodrigo Rollemberg visitou nesta quarta-feira o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, atendendo a um convite da direção. A pequena comitiva, na qual também estava o secretário de Saúde, João Batista de Sousa, passou por ambulatórios, consultórios e pela ala de internação, entre outras. Após a visita, o governador elogiou o modelo do hospital, que classificou como muito bem-sucedido, com atendimento adequado e atencioso.

“Todos os modelos de gestão pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como é o caso do Hospital da Criança, devem ser analisados sem preconceito. O importante é que a gente tenha um SUS forte no Distrito Federal, que possa atender à população com dignidade e com qualidade”, afirmou Rollemberg. Ele ouviu atentamente as observações do superintendente-executivo do hospital, Renílson Rehem. “O governador teve contato com os pacientes, falamos sobre modelo, contrato de gestão, as obrigações que temos – não só de metas quantitativas, mas qualitativas”, explicou Rehem.

O Hospital da Criança faz parte da rede da Secretaria de Estado de Saúde e atende a uma vasta gama de especialidades pediátricas, como oncologia, ortopedia, alergia e nefrologia. Apesar de público, é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), que recebe repasses mensais do Governo do Distrito Federal para se manter em funcionamento. No Setor de Áreas Isoladas Norte, foi inaugurado em 2011, após intensa mobilização da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Já realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos.

Apesar de eficiente e moderno, o hospital conta com apenas 20 leitos de internação temporária. Uma ampliação – a construção de um segundo prédio – está prevista desde a inauguração e deveria ter sido terminada em 2013, mas pouca coisa saiu do papel. “A bancada (parlamentar) do Distrito Federal apresentou emendas ao Orçamento para a ampliação, então vamos envidar todos os esforços no sentido de ajudar o hospital, tão importante para o atendimento das crianças do DF”, disse o governador, que também visitou as obras iniciais do segundo prédio. Quando concluída, quadruplicará a área do Hospital da Criança, que passará a ter 28 mil metros quadrados e mais 202 leitos, sendo 20 de unidade de terapia intensiva (UTI).

Há dívidas com o hospital referentes a 2014, mas Rehem explicou que nenhum serviço está prejudicado nem faltam medicamentos. “O hospital está funcionando em perfeitas condições.” O repasse de R$ 6,76 milhões da verba de custeio de janeiro será feito. A expectativa da Secretaria de Saúde é que R$ 3,5 milhões cheguem aos cofres do hospital nesta semana. “O restante será pago mais ao fim do mês”, afirmou o titular da pasta, João Batista de Sousa.

Étore Medeiros, Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.