Urro do urso
Rússia avisa a europeus que irá atropelar qualquer nova sanção ao Irã
Publicado
em
A Rússia condena veementemente a decisão dos países do E3 — Reino Unido, França e Alemanha — de reimpor sanções ao Irã, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia na sexta-feira, 29.
“Condenamos veementemente essas ações dos países europeus e apelamos à comunidade internacional para que as rejeite… De fato, estamos diante de uma tentativa pouco cerimoniosa de manipular as disposições da resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU pelos países europeus participantes do JCPOA [Plano de Ação Global Conjunto]”, diz o comunicado.
O E3 não tem bases legais para usar o mecanismo para reimpor sanções contra o Irã, disse o ministério.
“Consideramos importante evitar uma nova escalada em torno do programa nuclear da República Islâmica do Irã, que, como demonstrado pela agressão estrangeira contra o Irã em junho deste ano, terá graves consequências para a paz e a segurança internacionais”, diz o comunicado.
A Rússia também pede que os estados do E3 reconsiderem a decisão antes que ela leve a consequências irreparáveis, acrescentou o ministério.
Na quinta-feira, o E3 notificou formalmente o Irã sobre o lançamento de um mecanismo de “retorno instantâneo” para restaurar as sanções da ONU contra Teerã . Ao mesmo tempo, o portal Axios noticiou, citando um diplomata europeu não identificado, que o lançamento do mecanismo não significou o fim da diplomacia e que o E3 estaria pronto para dialogar com o Irã por várias semanas até que as sanções entrem em vigor.